Amplificador Integrado M33 da Master Series da NAD o máximo de fidelidade.

Amplificador Integrado M33 da Master Series da NAD é uma solução prática e eficaz para consumidores exigentes

Durante muito tempo, o sonho de todos os audiófilos foi a audição de músicas contidas em CDs ou discos de vinil com um nível de fidelidade capaz de revelar os menores detalhes presentes nas gravações, com um palco sonoro largo e profundo, ampla faixa dinâmica e uma sonoridade natural, sem cansaço auditivo. Com maior ou menor sucesso em alcançar esses objetivos, existe no mercado uma grande variedade de amplificadores de diferentes marcas e níveis de preços.

Só que os tempos mudaram. Hoje, além de CDs, LPs e dispositivos de memória, como pen drives e discos rígidos, temos ao nosso alcance milhões de músicas, várias em alta resolução de até 192kHz/24 bits, disponibilizadas através de serviços de distribuição de streamings musicais como Tidal, Qobuz, Deezer e Amazon Music. O que não mudou, para os amantes da música, foi o desejo de ouvi-las com o máximo de fidelidade.

Foi para essas pessoas, principalmente as mais antenadas com novas tecnologias, que a NAD desenvolveu o M33 BluOS Streaming DAC Amplifier. Como seu próprio nome indica, o M33 reúne em um só produto as funções de um amplificador integrado, conversor de áudio digital para analógico (DAC) e streamer de músicas, podendo, ainda, servir como o hub de um sistema de áudio multiroom sem fios, cobrindo vários ambientes (até 64!) formado por caixas acústicas amplificadas Pulse da Bluesound, empresa coirmã da NAD e ambas pertencentes à empresa canadense Lenbrook.

APLICATIVO

Sob o comando do inteligente e prático aplicativo BluOS, disponível para smartphones e tablets Android e iOS e computadores Windows e Mac, cada usuário do sistema poderá ouvir em um determinado ambiente suas playlists, serviços de streaming e emissoras de rádio de sua preferência. Alternativamente, a mesma programação musical poderá ser ouvida em todos os ambientes, inclusive com controle de volume e de outros parâmetros de áudio.

Para facilitar seu acesso, esse aplicativo também é capaz de organizar a biblioteca musical do usuário formada tanto por músicas obtidas via streaming quanto dos dispositivos conectados ao M33. Esse acesso é ainda mais rápido e prático através da digitação do nome do artista, música ou álbum que se deseja ouvir.

O M33 tem potência de 400W (200W por canal), tanto com caixas acústicas de 8Ω quanto de 4Ω e pode ser usado com segurança até com algumas consideradas como mais difíceis em termos de compatibilidade com os amplificadores utilizados. A razão dessa versatilidade está no uso da já comprovada alta qualidade da tecnologia de amplificação Eigentakt Purefi Hybrid Digital de Classe D, seguindo a tradição da NAD de adotar e desenvolver as mais recentes tecnologias de amplificação.

Além disso, a superior qualidade de áudio do M33 é também decorrente de fatores como o uso do excelente conversor DAC de 384kHz/32bits ESS S9028 da Sabre, componentes eletrônicos da mais alta qualidade e um projeto super bem estruturado. Tendo em vista que o ambiente onde um sistema de áudio está instalado pode ter uma considerável influência negativa sobre a qualidade de som que as caixas acústicas são capazes de proporcionar, a NAD também equipou o M33 com a tecnologia Dirac de correção da acústica de ambientes, reconhecidamente considerada como a melhor entre todas as soluções disponíveis.

CONEXÕES

O M33 tem uma ampla variedade de formas de conexão com fontes de áudio externas. São duas entradas digitais ópticas, duas digitais coaxiais e uma AESEBU, três analógicas, uma delas para toca-discos com cápsula MM ou MC, uma balanceada (XLR), uma HDMI eARC e estéreo para subwoofer.

Inclui ainda conexões sem fio via Bluetooth aptX HD e AirPlay. Para garantir uma permanente atualização com novos recursos além daquelas feitas via atualização de softwares, o M33 tem no seu painel traseiro duas aberturas para a inserção de placas de circuitos contendo novos recursos e tecnologias que possam vir a surgir no futuro, dentro do seu conceito MDC (Modular Design Construction).

Finalmente, não poderíamos deixar de mencionar a beleza do design industrial do M33 e sua sólida construção em alumínio. Em seu painel frontal, o destaque fica para seu display LCD colorido de 7”, onde podem ser selecionadas as apresentações de várias informações como, por exemplo, as capas dos álbuns em reprodução ou um vistoso VU meter mostrando o nível de volume.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 208 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!