CASACOR em sua 37ª edição chega renovada.

Com uma nova configuração, CASACOR São Paulo 2024 destaca as grandes tendências em arquitetura e decoração

Em sua 37ª edição, o mais prestigiado evento das Américas dedicado às áreas de arquitetura, paisagismo e design de interiores volta a brindar os visitantes com uma vitrine diversificada de tendências para esses segmentos. Este ano, a mostra ressurge com uma nova configuração e ocupa uma generosa área construída de 9000m² no Conjunto Nacional, em São Paulo (SP).

Com o tema “De Presente, O Agora”, a atual versão da CASACOR São Paulo permite que os visitantes confiram ainda mais de perto as novidades e desfrutem de uma vista privilegiada para a arquitetura do icônico edifício modernista assinado pelo arquiteto David Libeskind (1928-2014).

No percurso da mostra você encontra cinco áreas dedicadas a exposições e instalações artísticas e 70 ambientes, entre oito estúdios e lofts, dezesseis casas, sete jardins, seis operações de restaurante, bar e café, cinco banheiros unissex com espaço família, quatro lojas e operações comerciais, além de quartos, lavabos, salas de leitura, home office, home cinema, lavanderia, cozinhas, livings e até um espaço de coworking totalmente funcional.

Brunete Fraccaroli “Transcendendo Épocas”

EVOLUÇÃO

“A 37ª edição da CASACOR São Paulo aponta para um caminho mais diverso e conectado com a cultura brasileira, reunindo uma amplitude ainda maior de gestos criativos’, conta André Secchin, Diretor Geral da Mostra. “A CASACOR se tornou um espaço de convivência, em que arquitetar relações humanas se torna o objetivo central.”

De portas abertas para o público até o dia 28 de julho, o evento deste ano conta com as presenças de 130 marcas patrocinadoras. “Estamos evoluindo em forma e conteúdo, com parceiros que, hoje, vão além do universo do morar e incluem marcas como JBS, Natura, Peugeot, Aviva e Diageo, além das tradicionais, como Deca, Coral, LG, Banco BRB e o cartão BRB CASACOR”, acrescenta Secchin. “Com tudo isso, nossa expectativa é de que a 37ª edição receba 125 mil pessoas ao longo das dez semanas de exibição”.

O evento mantém sua agenda de visitação programada, na qual o visitante deve escolher o dia e a hora em que almeja visitar a mostra e, no ato da compra, atentar a esse detalhe, pois haverá tolerância máxima de 15 minutos para ingressar na CASACOR.

David Bastos “Living por David Bastos”

CRIATIVIDADE E TECNOLOGIA

O tema da mostra convida as pessoas a refletirem sobre como suas decisões do dia a dia podem influenciar as futuras gerações, e essa questão aparece nos projetos que compõem o evento deste ano A curadoria é de Livia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cris Ferraz, que reuniram um elenco poderoso e criativo, formado por nomes como: Fernanda Marques, Brunete Fraccaroli, David Bastos, José Roberto Moreira do Valle, Leo Shehtman e Rosa May Sampaio.

Novidades tecnológicas da LG podem ser conferidas em um espaço com a assinatura do baiano e prata da casa Nildo José, além das arquitetas Letícia Nannetti e Fernanda Rubatino. Já a Coral aposta em outro nome muito conhecido pelo público de CASACOR, Paola Ribeiro. Sintonizada ao conceito de diversidade, o evento também conta com os talentos de profissionais de vários estados brasileiros.

Para construir alguns dos espaços dedicados à gastronomia, a CASACOR traz a expertise de Johnny Vianna, que projetou o famoso restaurante Badebec, Flávia Burin e Bruna Monetti, que deram vida ao espaço da doceira, e Isabela Akkari e Gabriela Prado, responsáveis pela ambientação do Bar Caracol. Ester Carro, destaque dentro e fora da mostra com foco em Arquitetura Social, apresenta, pela primeira vez, uma casa real, localizada no Jardim Colombo.

Fernanda Marques “Terrae Brasilis Hunter Douglas”

ACESSIBILIDADE

Outro tópico valorizado na atual edição é a acessibilidade, uma pauta que segue ganhando relevância nos grandes centros urbanos. A atual versão do evento conta com uma parceria com a arquiteta Silvana Cambiaghi, da Design Universal Consultoria. Para atender a quem tem dificuldades de locomoção, todos os banheiros dispõem de cabines acessíveis, além de serem unissex e contarem com espaço família. Há, também, uma série de gentilezas voltadas aos deficientes visuais e auditivos, como: mapa tátil em braile, trajetos de piso tátil, aplicativo de tradução em libras em tempo real e visitas guiadas especialmente preparadas.

Sem esquecer, é claro, medidas sustentáveis que agregam ainda mais valor à mostra. Em 2024, o evento terá 100% de compensação para suas emissões de carbono, assim como nos dois anos anteriores, além de ter a certificação Lixo Zero há oito anos. Outra ação será em parceria com a Pachamama, que atuará para a neutralização do impacto ambiental da mostra, do deslocamento dos visitantes que optarem pelo ingresso neutralizado, e pela compensação do impacto dos ambientes dos profissionais que voluntariamente submeterem seus projetos a uma avaliação de impacto e consequente compensação por meio dos ativos de conservação da floresta em pé.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 218 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia que foi lançada. Acesse gratuitamente e boa leitura!