Áudio hi-end, imagens de alta qualidade, som ambiente de primeira e um projeto de automação impecável: esta casa na zona sul de São Paulo (SP) é o sonho de quem curte tecnologia

Texto: Eduardo Torelli
Imagens: Ricardo Kruppa

A busca pela perfeição é o que norteia o sucesso – e esta máxima vale para qualquer empreendimento, inclusive um sistema de áudio, vídeo e automação (que pode e deve ser “atualizado” de tempos em tempos, acompanhando as evoluções tecnológicas). É o caso do completíssimo projeto que a PRK22 idealizou para esta bela propriedade na zona de sul de São Paulo (SP), que, de tempos em tempos, ganha upgrades relevantes.

E olhe que as expectativas quanto ao sistema eram altas desde o início, já que o cliente é um aficionado por tecnologia e tem ouvidos apurados para música. E isso não é força de expressão: colecionador de CDs e DVDs de shows, o proprietário da residência tem predileção pelos gêneros rock, jazz e clássico e não abre mão de suas mídias físicas, escolhidas a dedo e conservadas com muito cuidado. Na hora de bolar o projeto, o expert Paulo Roberto Kuchkarian (proprietário da PRK22) levou em conta essa informação. Além de um home theater poderoso, a casa foi contemplada com um sofisticado e abrangente sistema de som ambiente e teve suas principais funções automatizadas.

Atualizações
O sistema existe há cinco anos e, desde sua implantação, passou por três atualizações. Em um imóvel anterior do cliente, Paulo Roberto Kuchkarian já elaborara um home theater – muito bom para a época, mas que, comparado ao sistema que vemos aqui, era um “preview” do que a tecnologia pode oferecer. O home atual começou a tomar forma quando o cliente se mudou para esta casa, que oferecia mais espaço e infraestrutura para a implementação de um sistema de primeira linha. A automação foi uma das “cerejas do bolo” do projeto, tanto quanto a escolha criteriosa dos equipamentos de áudio e vídeo.

“Sugeri o uso da automação porque esta é uma casa grande – basta dizer que há mais de 50 dimmers na propriedade”, diz Paulo Roberto. “Mas optei por priorizar as áreas de uso comum, já que, dos pontos de vista logístico e econômico, não havia necessidade de integrar o lavabo no projeto de automação, por exemplo. Em minha opinião, uma consultoria de qualidade também deve levar em conta o custo x benefício para o cliente. E o resultado ficou incrível: a automação da Control4 utilizada neste projeto atende perfeitamente a todas as necessidades do proprietário e de seus familiares e é fácil de usar.”

Paulo ressalta que um dos desafios do projeto foi conciliar as altas expectativas do proprietário em relação ao desempenho do áudio com a preocupação em manter o equilíbrio estético dos ambientes. “A esposa do cliente não queria muitos equipamentos à vista, então, lancei mão de artifícios que garantissem um bom resultado com um mínimo de ‘poluição visual’”, diz o expert. “No som ambiente, por exemplo, utilizei caixas de som desprovidas de telas. Uma vez instaladas, elas quase se confundem com as luminárias do teto.”

Diversão de sobra!
Especial atenção foi dispensada ao home principal – afinal, além de ter sido projetado para um cliente que leva a sério seus momentos de diversão caseira, este é o local em que a família se reúne para curtir um bom filme (de preferência, dos gêneros ação ou comédia). Seguindo uma tendência atual, o proprietário conta com serviços como o Netflix, mas não abre mão de ter seus títulos preferidos em Blu-ray e de usar o sistema para audições estreo. A configuração de áudio está à altura dessas pretensões, pois inclui um sistema Devialet Expert 200, um toca-discos Pro-Ject 1Xpression e um receiver Onkyo TX-NR838.

“Neste sistema 9.2, utilizamos duas caixas frontais Klipsch do tipo ‘torre’, o que contrariava a orientação da esposa do cliente para que o ambiente fosse o mais clean possível”, lembra Paulo. “Porém, ao ouvir o som puríssimo e de alta qualidade que as caixas entregam, ela ficou encantada. Realmente, o resultado é impressionante. Para assegurar o melhor desempenho possível, todas as caixas acústicas são da Klipsch. Também levamos em conta os ‘picos’ de energia, que são comuns nessa região da cidade e que podem danificar os equipamentos. Condicionadores comuns não dariam conta do recado, logo, recorremos aos regeneradores de energia SMS R1200 (um tipo de equipamento que só é vendido em revendas especializadas), que estão no home theater e em outras dependências da casa.”

Embora seja mais frequentado pela família, o home theater recebe “visitantes” ocasionais. Durante uma festa, por exemplo, os proprietários podem utilizá-lo para exibir um vídeo de viagens aos convidados. Além de uma TV Samsung de 55”, o ambiente conta com um bom sistema de projeção, constituído por uma tela Gaia Widescreen de 119” e por um projetor Panasonic PTAE 8000. A diversão ainda é garantida pelo bom e velho Playstation e pelas programações da Apple TV e da NET HD. Os Blu-rays da coleção particular do proprietário são reproduzidos em players Panasonic BD65 e Samsung BDC6900. “É um sistema complexo, mas bem intuitivo”, diz Paulo. “Para tornar sua utilização ainda mais prática, foram providenciadas teclas de atalho para suas principais funções.”

Automação sob medida
Como se não bastassem as conveniências do home theater principal, há outros dois sistemas na casa. O home theater da sala íntima conta com um receiver Onkyo TX-NR636 e com subwoofer e caixas de embutir da Polkaudio, além de um Blu-ray player Panasonic BD65 e uma TV Samsung de 55”. Já no dormitório do casal, a configuração é constituída por caixas acústicas Polkaudio (também embutidas), receiver Onkyo TX-NR545, TV Samsung de 50” e Blu-ray Panasonic. Nos dois ambientes, a programação ainda inclui os serviços da Apple TV e da NET HD.

Quando se fala em “automação”, uma pergunta sempre pertinente é: que funções de uma propriedade essa tecnologia deve gerenciar? Há muitas respostas para isso, baseadas nas necessidades e gostos individuais de cada usuário. Neste projeto, Paulo começou pelo que era prioridade para o cliente: o áudio e o vídeo, o som ambiente, a iluminação e a segurança. Entretanto, com uma “base” estabelecida, a tecnologia pode ser ampliada em futuros upgrades, a partir de um novo estudo das expectativas do cliente e de seus familiares.

“A automação da propriedade já integra câmeras de segurança, luzes (por meio de cenários pré-definidos), o funcionamento das cortinas e o áudio e vídeo, mas o plano é acrescentar outros ‘mimos’ ao sistema”, conclui Paulo. “Estamos falando de programações que permitam, por exemplo, acionar a sauna ou a banheira à distância, ou qualquer outra conveniência que os proprietários desejem implementar em seu dia-a-dia. Em uma próxima fase, nosso trabalho será assegurar que essas comodidades se juntem às demais já proporcionadas pela residência.”

Um toque de elegância
Tão criteriosa quanto a implementação do projeto técnico foi a definição do décor, creditado à Andrade / Scroback Arquitetos. Segundo a arquiteta Lucilla Mesquita, era o desejo do cliente que o home theater fosse uma sala “especial”, com equipamentos de alto desempenho e tratamento acústico. “Atendemos a esse objetivo perfeitamente, com materiais específicos, e fizemos todo o detalhamento necessário”, diz Lucilla.

A arquiteta ainda ressalta que, longe de criar artifícios para “ocultar” a tecnologia da sala no layout, o projeto de decoração assumiu completamente a presença dos equipamentos. Um móvel foi feito sob medida para acomodá-los, sob orientações fornecidas pelo pessoal da PRK22.

“O nicho para os equipamentos foi dividido em duas partes: os equipamentos maiores ficam na parte inferior de madeira, com maior vão de altura, e os equipamentos menores na prateleira de vidro, com menor vão de altura”, prossegue a arquiteta. “Deixamos as prateleiras livres para que o cliente não tenha que fazer alterações, caso queira trocar algum equipamento no futuro. O fundo falso do móvel acomoda e organiza todos os cabos que o sistema necessita. Fizemos furos ‘serra-copo’ em posições estratégicas para interligar os equipamentos.” Para isolar acusticamente o ambiente, foram providenciadas duas portas de correr que, quando abertas, não ficam à vista.

Já o projeto luminotécnico desenvolvido para a propriedade se baseia no conceito de iluminação mais “pontual”, criando cenas, destacando quadros, objetos e circulações principais. A iluminação “geral” se dá em ambientes mais “técnicos” (por exemplo, a cozinha e a área de serviço). “Todas as luminárias técnicas são da Lumini e algumas peças decorativas, também – por exemplo, o pendente ‘Caboche’ do Living e a arandela da escada social, com o mesmo nome”, informa a arquiteta. “O lustre do hall de entrada é Bacarat e foi adquirido na Began Antiguidades.”

Atenção aos detalhes
Um bom projeto de decoração se faz com muitas escolhas acertadas que se tornam “detalhes” preciosos no layout. E há muitos desses detalhes nos ambientes da propriedade. “O sofá, as poltronas e a chaise do Living foram desenhados por nosso escritório em parceria com a Contexto Marcenaria, Tapeçaria Paschoal Ambrósio, Tecidos Reggata e Couro da La Novitá”, diz Lucilla. “Também há um grande aparador com nove metros, no qual foi feito um trabalho cuidadoso com a folha de madeira natural ‘Pau-Ferro’. O diferencial se dá pela inversão das folhas e pelo desenho geométrico criado.”

Já o mobiliário do Espaço Gourmet foi adquirido nas lojas Casual Móveis, Kartell e MAC Móveis. A marcenaria é da Contexto, com predominância de madeira de demolição tratada. “O móvel da TV também foi executado pela Contexto, mas o acabamento é com pintura em laca colorida”, informa Lucilla. “As mesas quadradas foram desenhadas por nosso escritório com o objetivo de serem removíveis, para transformar o layout quando necessário. Um dos aspectos importantes dessa área é a pintura especial feita pelo Atelier Adriana e Carlota. Os clientes analisaram algumas amostras e definiram a cor e o desenho que seriam aplicados.”

Segundo a arquiteta, a maioria dos objetos de decoração é dos proprietários. “A esposa do cliente gosta muito de decoração e adquiriu várias peças em lojas ou durante suas viagens”, conclui Lucilla, “No geral, é um projeto de interiores bastante rico.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here