Panasonic Automotive apresentou um novo sistema de computação de alto desempenho (HPC).

Novo sistema de computação de alto desempenho chega para atender a novas demandas prementes de mobilidade

Durante a CES 2024, a Panasonic Automotive Systems Company of America (fornecedora automotiva de primeira linha e uma divisão da Panasonic Corporation of North America) apresentou um novo sistema de computação de alto desempenho (HPC).

A solução chega para atender às demandas de mobilidade em rápida evolução previstas para os avanços de veículos definidos por software. Os automóveis dependem de plataformas de computação de hardware e software para processar, compartilhar, detectar e obter insights para lidar com funções de direção assistida. O lançamento da Panasonic Automotive permite não apenas atualizações e upgrades de software, mas, também, atualizações de hardware em todos os ciclos de vida da plataforma.

DESAFIOS

Andrew Poliak, CTO da Panasonic Automotive Systems Company of America, afirma que a Panasonic Automotive projetou e atendeu a alguns dos maiores desafios de plataforma de computação central da indústria, a fim de fazer a experiência de condução evoluir com a tecnologia. “A Neuron maximiza o desempenho, a segurança e a inovação em toda a propriedade do veículo do consumidor e permite que os OEMs tenham uma plataforma SDV preparada para o futuro para as gerações subsequentes de necessidades de mobilidade”, destaca o CTO.

A solução pode agregar várias zonas de computação para reduzir o custo, o peso e a complexidade de integração do veículo, removendo componentes redundantes. O design da Panasonic Automotive suporta integração ascendente sem esforço com alto desempenho e capacidade de processamento de entrada de dados pesado. O design ainda é atualizável, escalável e preparado para o futuro nas plataformas de veículos em evolução de hoje.

COMPUTAÇÃO MAIS RÁPIDA

A arquitetura de computação de alto desempenho da Panasonic Automotive pode reduzir o número de unidades de controle eletrônico distribuídas (ECUs) em até 80%, permitindo uma computação mais rápida, leve e entre domínios para comunicações multifuncionais em tempo real. O design NeuronTM HPC é adequado para qualquer plataforma de mobilidade, incluindo motor de combustão interna, híbrido, célula de combustível ou veículos elétricos.

Entre as características de desempenho da solução, podemos destacar a Computação Centralizada. O Neuron pode integrar vários processadores de computação especializados, como GPUs para visuais brilhantes e processadores/aceleradores neurais para IA em uma unidade centralizada. Em seguida, essa unidade centralizada pode distribuir a computação entre esses processadores especializados para casos de uso funcionais que abrangem todos os níveis de ADAS, manutenção preditiva, segurança e proteção.

A solução também é capaz de suportar desempenho dimensionado para quase 10 vezes o núcleo de computação automotiva mais avançado na estrada atualmente e conta com gerenciamento térmico que integra um projeto de resfriamento líquido capaz de dissipar até 1000W de calor. O projeto da HPC também permite a atualização para tecnologias e padrões mais recentes quando eles estão disponíveis para uso automotivo.

ESTRUTURA DE SOFTWARE

A Neuron fornece estrutura de software para suportar virtualização de dispositivos baseada em padrões, computação distribuída e comunicação entre domínios, além de proporcionar microsserviços principais que podem ser usados em vários domínios.

No que tange a segurança cibernética, utiliza o VERZEUSETM, conjunto de tecnologias e serviços oferecidos pela Panasonic Automotive. Assim, proporciona segurança e robustez contra ataques cibernéticos e permite o monitoramento dos dados e armazenamento da rede, fortalecendo as funções de monitoramento de segurança.

Por fim, vale ressaltar que o desenvolvimento da plataforma de software Neuron é verdadeiramente “nativo da nuvem”. Em novembro de 2023, a Panasonic Automotive lançou o Virtual SkipGen (vSkipGen), uma plataforma de desenvolvimento baseada em nuvem que virtualiza a ECU e o desenvolvimento de veículos. Ao ativar o vSkipGen e os componentes CDC (controlador de domínio de cockpit) de referência da Panasonic Automotive, essa tecnologia permite que as atualizações de software caiam diretamente no cartão CDC da Neuron.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 214 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!