Protetores do Planeta Terra, aborda a necessidade de mudança frente aos danos causados pelo consumo excessivo de recursos naturais.

Dirigido pela artista Anne de Carbuccia, documentário Protetores do Planeta Terra estreia no Amazon Prime Video e no Apple TV

Uma proeminente artista ambiental, a franco-americana Anne de Carbuccia é conhecida por retratar as ameaças ao meio ambiente cometidas pelo homem. Seu mais recente trabalho, o documentário de longa-metragem Protetores do Planeta Terra, aborda a necessidade de mudança frente aos danos causados pelo consumo excessivo de recursos naturais, um reflexo das atividades humanas no meio ambiente. A produção foi lançada no Amazon Prime Video e no Apple TV no dia 15 de março.

O filme mostra que tamanho é o impacto de nossas ações na natureza que muitos cientistas acreditam que estamos transformando o planeta e seus processos em uma escala muito maior do que todas as outras forças naturais combinadas. Assim, a Terra estaria vivenciando o que se convencionou chamar de “Antropoceno”.

UM MUNDO MELHOR

Viajando pelo mundo afora em busca de material para suas obras, Anne encontrou diversos jovens que trabalham para salvar o planeta. O longa retrata, de forma poética, o árduo trabalho dessa garotada que luta por um mundo melhor.

A diretora começou a filmar Protetores do Planeta Terra porque muita gente não acreditava que ela ia fisicamente a esses lugares criar suas instalações artísticas. Aos poucos, a realização do filme documental tornou-se uma narrativa. Anne começou a escrever e dirigir curtas-metragens e teve uma noção do extraordinário alcance do filme, de quanta consciência poderia transmitir por meio do cinema.

Por meio de uma viagem cinematográfica emocionante, a produção atravessa os continentes para encontrar agentes de mudança que dedicam suas vidas à preservação da Terra. Conhecemos Lili no Yucatán, Tashi no Mustang, Dasha na Sibéria, Mariasole na Itália, Alexandria em Nova York e Jared na Amazônia peruana. São jovens que combatem as secas, protegem recifes e ajudam refugiados climáticos. Eles formam um coletivo de empoderamento cidadão e suas vozes se tornam uma voz em Protetores do Planeta Terra.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 215 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!