Sistema criado para uma casa cheia de estilo entrega áudio, vídeo e automação em doses épicas
Texto: Eduardo Torelli
Imagens: Ricardo Kruppa
Esta belíssima mansão no interior paulista encanta com seu estilo clássico, seus amplos ambientes e o bom-gosto de sua decoração (tão elegante e personalizada como o próprio imóvel). Mas a casa não é apenas linda de se ver: ela tem outros atributos que podem passar despercebidos a um primeiro olhar porque a tecnologia foi inserida com muita sutileza e precisão em seus espaços. Seus recursos de áudio, vídeo e automação têm o selo de qualidade da DAG Brasil e asseguram o entretenimento e a comodidade dos proprietários, que queriam o melhor quando procuraram os serviços da empresa.
Segundo Dagson Sales, diretor da DAG Brasil, o cliente tivera uma experiência anterior pouco satisfatória em se tratando de áudio e vídeo. A primeira instalação A/V feita em sua propriedade (elaborada por outra empresa do ramo) tinha problemas crônicos – por exemplo: um lift que fazia muito barulho quando o projetor era baixado e um áudio dado a distorções, o que não condizia com o alto investimento feito no projeto. “O proprietário também estava insatisfeito com o manuseio do sistema via iPad e iPhone”, diz Dagson. “Quando fomos contratados, por indicação de outro cliente, não só eliminamos esses problemas como elaboramos um projeto mais sofisticado e eficaz para a propriedade, que incluiu um home theater de alta qualidade (instalado em uma sala íntima da casa), som ambiente, iluminação automatizada e muito mais.”
Qualidade em primeiro lugar
Ainda segundo Dagson, as diretrizes do cliente (um empresário de 29 anos) eram claras: ele queria uma instalação de alta qualidade,além de muito funcional. “Ele já tinha um cinema caseiro, que, em suas próprias palavras, nunca funcionou direito”, prossegue o especialista. “A qualidade de áudio era péssima e a tela previamente instalada era muito pequena. Para este ambiente,visando atender às expectativas do proprietário, providenciamos uma tela imponente, com 215″, e um som potente.”
Inicialmente, a ideia era que o excelente projetor da SIM2 instalado no cinema (um modelo de entrada) fosse uma solução temporária. Entretanto, o desempenho do equipamento se mostrou tão bom que o proprietário optou por mantê-lo na sala. “Mesmo em uma tela com aquelas dimensões, as imagens geradas pelo equipamento são satisfatórias”, diz Dagson. “O cinema fica em uma sala íntima, na parte inferior do imóvel. E mesmo tratando-se de um ambiente amplo, com pé direito alto, o sistema comporta-se com extremo equilíbrio,preenchendo completamente o espaço com um áudio puro e impactante, o que garante uma imersão sem igual.”
A residência também é relativamente antiga, o que nos leva a outro diferencial do projeto: as intervenções feitas no imóvel foram mínimas. Como define Dagson: “o projeto se adaptou à casa, não o contrário.” Não foi feita nenhuma obra civil direta e toda a instalação foi concluída em apenas um mês e meio. “Houve, claro, algumas adaptações, mas nenhuma intervenção radical na infraestrutura”, diz o expert. “Fizemos uma tubulação no chão, por baixo do carpete, para esconder os cabos, e embutimos os canais surround no forro. Também escondemos boa parte dos equipamentos dentro do móvel, para que sua presença no ambiente não fosse muito ostensiva. São detalhes assim que enobrecem um projeto.”
Identidade preservada
A iluminação do cinema é ambientada, proporcionando cenários e comandos bem simples para os usuários. A sala também proporciona som ambiente para a área social da parte de baixo da casa. Observando algumas necessidades do sistema, os técnicos fizeram pequenas solicitações ao arquiteto responsável pela decoração. “Não queríamos, de modo algum, tirar a identidade da casa”, ressalta Dagson. “Então, para otimizar a acústica da sala, pedimos que as paredes fossem revestidas com tecido e espumas. A altura da sala também contribui positivamente para o desempenho do som.” Atendendo ao projeto, o ambiente ganhou uma nova iluminação e cortinas motorizadas. A automação DAGTouch controla as cortinas, os equipamentos de áudio e vídeo, o ar-condicionado e a iluminação. “A sala tem uma qualidade de cinema”, garante Dagson. “É o ambiente ideal para assistir a filmes de ação (os preferidos do proprietário), assim como a musicais e romances (os prediletos de sua esposa). Eles dizem que o som do cinema de sua residência supera o de qualquer sala de exibição de shoppings.” A casa ainda possui mais dois home theaters: um no piso superior, próximo às suítes, e outro no espaço gourmet, localizado próximo à piscina. “No espaço gourmet, também montamos um home theater, com uma TV grande, caixas da B&W e um subwoofer ‘top’ de linha”, prossegue Dagson. “Este sistema ainda providencia som ambiente para uma varanda e para a área da piscina. O resultado ficou ótimo e o cliente está muito satisfeito. Já no andar superior projetamos e instalamos um home theater de alta performance, mais discreto em comparação ao cinema, porém, com qualidade de áudio e vídeo impressionantes.”