Saiba como proteger sua rede doméstica da ação de hackers e cibercriminosos

Saiba como proteger sua rede doméstica da ação de hackers e cibercriminosos

Fotos Shutterstock.com (por ozrimoz) e Divulgação

No ambiente digital, estamos expostos a riscos diariamente. Pessoas mal-intencionadas estão à espreita e esperando que cometamos qualquer pequeno deslize para invadirem nossa privacidade e obterem vantagens indevidas. Só há um jeito de dificultar a ação dos criminosos virtuais: prevenir-se, sempre!

O problema é que a maioria dos internautas não têm conhecimentos profundos sobre tecnologia e internet. Para muita gente, por exemplo, o termo “rede doméstica” se refere apenas ao Wi-Fi de casa – quando, na verdade, o conceito é mais abrangente, envolvendo um conjunto de dispositivos como smartphones, computadores, impressoras e tablets, que podem se conectar à internet e também entre si. O Wi-Fi e a internet banda larga são os meios pelos quais as redes domésticas podem ser conectadas.

ATITUDES PREVENTIVAS

Empresa líder em cibersegurança, a Akamai tem boas sugestões para quem deseja aumentar a segurança da rede doméstica. Isso se tornou ainda mais importante nos últimos tempos, com o advento do trabalho e estudo remotos, que levou um grande número de pessoas a usar esse recurso com fins corporativos ou educacionais.

Nem todas as empresas dedicam a necessária atenção ao aspecto da segurança digital. Assim, o próprio usuário pode tomar algumas atitudes preventivas. Uma delas é criar uma senha forte para o seu Wi-Fi. Lembrando que, na maioria das vezes, roteadores já vêm pré-configurados e com senhas padrão.

“Ao não mudar essa senha de fábrica, uma invasão é facilitada, já que os hackers podem adivinhar as senhas, especialmente caso conheçam o fabricante do roteador”, adverte Helder Ferrão, Gerente de Marketing de Indústria da Akamai para a América Latina. “Como muitos deles são de marcas conhecidas, a tarefa fica ainda mais fácil para os criminosos, pois a senha padrão já foi desvendada e divulgada.”

O especialista sugere a imediata troca da senha do Wi-Fi (de preferência, optando por uma nova senha com, ao menos, 12 caracteres combinados entre letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos). Ainda segundo Helder, é prudente alterar a senha a cada três meses…

Confira essa matéria completa na edição 192 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse a revista gratuitamente e boa leitura!