JBL e Raul Duarte: experiência sonora de alta performance

Com 75 anos de trajetória cada, marca líder global de áudio e empresa especializada em equipamentos de alta performance impactam gerações de audiófilos no Brasil

Fotos Rene Paciullo

Conectar e emocionar diferentes gerações de famílias com uma experiência sonora única e de alta performance. Essa é uma das características compartilhadas entre a JBL, marca líder global do segmento de áudio, e a Raul Duarte, empresa especializada na comercialização e instalação de equipamentos high end de áudio, vídeo e automação. Outro fator em comum une essas duas referências nacionais no setor: a celebração pelos mais de 75 anos de história que cada uma delas completou no mercado.

Os produtos de Luxury Audio já consagrados a nível mundial, são distribuídos pela Mediagear, empresa que já atua há 19 anos no mercado e que tem como grande diferencial soluções de ponta para o mercado de áudio no Brasil. “Muito nos orgulha criar esta conexão entre um fabricante renomado como a Harman e a Raul Duarte”, afirma Edmar Hashioka, proprietário da Mediagear.

Edição comemorativa

Para evidenciar este marco histórico das duas empresas, a Raul Duarte foi escolhida para comercializar a edição limitada e comemorativa JBL L100 Classic 75, que recria um dos maiores clássicos da marca. Adorada por músicos e seus fãs, a JBL L100 original era uma das caixas de som mais cobiçadas na década de 1970 e, até hoje, considerada entre os modelos mais vendidos da história. Com o visual retro do modelo de referência, mas somada a toda tecnologia desenvolvida ao longo das últimas décadas, essa novidade busca captar as emoções da caixa original com o conhecimento científico adquirido que conversa com tantas gerações de amantes de música.

“Para nós é muito significativo poder comercializar o relançamento de um dos principais modelos que nosso avô e pai trabalharam, ainda no início da Raul Duarte. Crescemos vendo essas caixas de som na loja da família, eram muito cobiçadas pelo público”, conta Fernanda Duarte, uma das sócias à frente da empresa hoje, ao lado das irmãs Patrícia e Eliana. Em um mercado praticamente dominado por homens, as três mulheres assumiram a Raul Duarte há mais de 30 anos para dar continuidade ao legado do avô – um profundo conhecedor de música e famoso por abrir as portas de sua casa para apresentar seus equipamentos que tanto gostava. Hoje presente no bairro Itaim Bibi, desde seus primeiros passos, em 1947, a loja está presente na capital de São Paulo.

Nos últimos anos, as três irmãs promoveram a modernização da Raul Duarte, aumentaram o portifólio de produtos, estabeleceram parcerias e investiram no showroom, que inclui uma sala de cinema e uma sala estéreo. Ainda assim, as trocas mais significativas com os clientes seguem em torno deste legado familiar – não apenas na gestão da empresa, mas também das experiências passadas adiante nas gerações de consumidores. “Ouvimos sempre muitas histórias, memórias de muitas famílias. Nossa história e a da JBL se misturam com o desenvolvimento de todo o mercado de áudio. Isso nos faz ter um carinho pelos equipamentos e as marcas que fazem parte da nossa vida e de tantas pessoas ao redor do país”, afirma Patrícia Duarte.

União perfeita

Desse modo, há uma conexão genuína entre JBL e Raul Duarte. Afinal, depois de três quartos de século, JBL segue sendo sinônimo de som lendário, liderança e pioneirismo no segmento. A mais célebre marca da Harman do Brasil permaneceu fiel à visão de excelência e inovação de áudio estabelecida por seu fundador, James B. Lansing, em 1946. Protagonista em muitos dos eventos e locais mais icônicos da indústria da música, a JBL segue apreciada por profissionais por seu som superior e pelos consumidores por sua energia envolvente.

“Faz todo sentido comercializarmos a edição comemorativa da JBL L100 na Raul Duarte, pois compartilhamos um legado único na indústria. Juntos, somamos 150 anos de história, com equipamentos e soluções de áudio incomparáveis quando o assunto é high end. Desde o início, a JBL nunca perdeu de vista o fato de que o objetivo final do som é tocar a alma humana e, assim, construímos uma trajetória de paixão, energia e amor pelo som puro”, comenta Rodrigo Kniest, Presidente da Harman do Brasil e SVP da região da América do Sul da Harman.