IMAGENS MAIS NÍTIDAS E REALISTAS.

Recepção de sinal HD e ultra HD pela nova parabólica digital proporciona uma experiência audiovisual aprimorada

Pessoas que utilizam parabólicas convencionais (aquelas em formato de guarda-chuva invertido) não desfrutam da alta qualidade de imagem oferecida pelos televisores lançados na última década, preparados para alta definição (HD) ou ultra alta definição (ultra HD). Por essa razão, há muito a comemorar com a chegada da nova parabólica digital ao mercado. O dispositivo permite que a programação da TV possa ser assistida com muito mais nitidez, definição e realismo.

Bastante superiores à imagem tradicional, as cenas visualizadas a partir de transmissões de TV em alta definição também proporcionam cores mais vibrantes. Já no caso da transmissão em ultra HD, as cenas são apresentadas com uma resolução quatro vezes maior que a do HD.   

ATUALIZAÇÃO NECESSÁRIA

Entretanto, os especialistas lembram que a resolução oferecida pela nova parabólica digital dependerá de dois fatores: o modelo de TV (que deve possuir a tecnologia HD) e a qualidade disponibilizada pela emissora de TV. Porém, mesmo em televisores mais antigos, a qualidade de imagem costuma ser maior, pois está livre de interferências e chiados comuns na parabólica tradicional.  

É importante que os brasileiros que utilizam a parabólica tradicional para assistir à TV façam a atualização do equipamento. Além de proporcionar uma melhor experiência, a substituição é necessária porque, em breve, a parabólica tradicional deixará de funcionar. Isso significa que, quem não fizer a troca, poderá ficar sem sinal de TV. 

“Agora temos acesso a muitos canais que não pegavam antes”, conta Eva de Almeida da Conceição, moradora de Rio Bonito, que aderiu ao novo modelo digital. “A imagem está perfeita e o áudio excelente.” Ela relata que, antes da mudança, alguns canais já haviam parado de funcionar de uma hora para a outra, enquanto outros que ainda funcionavam passaram a apresentar uma imagem cheia de chuviscos e ruídos no áudio.

INSTALAÇÃO

Famílias de menor renda, inscritas em programas sociais do governo federal e que possuem parabólica tradicional em funcionamento, têm direito à instalação gratuita do novo equipamento. Para saber se o benefício já está disponível para a sua cidade e se você tem direito, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.

A recomendação do CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, é que os usuários de parabólica tradicional façam a substituição da antena o mais rápido possível. Ele destaca que o dispositivo oferece mais qualidade de imagem e de som e programação regional. Além disso, o sinal continuará a ser gratuito.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 214 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!