Rio Verde, em Goiás, é a primeira cidade a fazer transição para o modelo digital; sistema analógico será totalmente desligado até 2023

Texto: Karina Fascina
Imagens: Divulgação

Após diversas vezes adiada,a TV analógica finalmente começa a ter seu fim no Brasil. O município de Rio Verde, em Goiás, foi o escolhido para ser o primeiro a fazer a transição para o modelo digital. Ainda neste ano, outras cidades e o Distrito Federal também vão aderir ao novo sistema.

A previsão é de que até o ano de 2023 todo o sistema analógico deva ser desligado e que 100% dos aparelhos televisivos operem com o modelo digital. Segundo informações do Governo Federal, o adiamento foi necessário devido a grandes eventos que serão sediados no país, como as Olimpíadas 2016 e as eleições presidências que acontecem em 2018.

Com esse “tempinho extra”, os telespectadores terão um prazo maior para trocar seus televisores ou obter um conversor digital para a TV analógica e, assim, continuar assistindo normalmente as emissoras de televisão.

Vale lembrar que a principal diferença entre os dois sistemas é relacionada ao tipo de transmissão. Enquanto a TV analógica recebe sinais de frequência FM e os converte para sinais de imagem e som, no sistema digital, o sinal está na mesma frequência porém é convertido para sinais digitais, assim como uma conexão de internet sem fio.

Dessa forma, a transmissão digital permite uma melhor qualidade de imagem e som, sendo 100% da qualidade do sinal original, o que não acontece com o modelo analógico, que recebe chuviscos e interferências na recepção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here