Geladeiras técnicas de envelopamento e pintura

Envelopamento e pintura tornam as geladeiras protagonistas da decoração

Arquiteta Cristiane Schiavoni aposta nessas técnicas para “repaginar” o eletrodoméstico, que ganha mais destaque no ambiente

Fotos Carlos Piratininga, Adriana Pastori e JP Image

Graças às técnicas de envelopamento e pintura, as geladeiras têm ganhado mais destaque na decoração. A técnica de encapar o eletrodoméstico com material adequado, em especial, tem se mostrado cada vez mais popular, por permitir uma “repaginação” deste item por um baixo custo.

“Adoro usar este recurso, pois conseguimos transformar um item que, ou passa desapercebido, ou está com ares mais antigo, em uma peça decorativa, alegre e super funcional”, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni.

Ela ainda destaca que os tipos mais comuns de envelopamento são os coloridos e aqueles que promovem o efeito “lousa”, utilizado para expor frases divertidas. E já que a aceitação por parte dos clientes tem sido boa, o mercado oferece. diversas opções de cores e estampas. Quanto ao material, o mais indicado é o de vinil adesivo. 

A pintura também é uma opção para quem almeja dar um novo “astral” à geladeira. “Pintar também oferece inúmeras possibilidades na decoração”, prossegue a arquiteta. “Mas indico sempre a contratação de um profissional especializado, para não estragar o eletrodoméstico”.

Antes de tudo, é preciso analisar as características do ambiente em que a geladeira está, assim como o tipo de proposta buscada para o item. Geladeiras estampadas ou coloridas agregam valor ao projeto, mas é necessário pensar no conjunto completo e refletir sobre a cor que melhor combinará com o restante do mobiliário. Também é importante definir se a geladeira será a peça central da cozinha ou se fará parte de um conceito moderno para o ambiente como um todo. A seguir, confira cinco projetos assinados por Cristiane que fizeram um excelente uso dessa tendência.

Abraçada pela marcenaria

Na hora de reformar esta cozinha, Cristiane Schiavoni já tinha programado, em projeto, a aplicação de detalhes coloridos na marcenaria. Mas a geladeira do cliente quebrou no decorrer da obra, o que levou à aquisição de um novo modelo, de cor branca. Enquanto o projeto progredia, a cliente notou que o estilo do eletrodoméstico não se integrava com o restante. Cristiane, assim, recorreu a um adesivamento com a mesma cor da marcenaria. Tanto a geladeira quanto os móveis ganharam um vibrante tom amarelo, que contrastou de forma muito charmosa com o tom predominantemente cinza do ambiente.

Frase da família

Já neste projeto, o freezer utilizado na área da churrasqueira foi repaginado, além de ganhar algumas frases estampadas escolhidas pela família. Isto deu ao espaço um ar “despojado” e cheio de personalidade. “A escolha do freezer é sempre um dilema, já que os fabricantes não produzem modelos bonitos”, observa a arquiteta. “O adesivamento transformou a peça em um elemento decorativo e com significado para a morada dos clientes”.

Geladeira de cinema

Na área gourmet de uma família que adora receber a família e os amigos em casa, o destaque é o equilibrado contraste entre o preto e os tons de laranja. Cristiane, que já considerava envelopar a geladeira na cor preta, conversou com os clientes e, a partir daí, decidiu estampá-la inspirando-se em um dos filmes prediletos do casal: O Poderoso Chefão.  

Paixões estampadas

Neste outro projeto, a inspiração não veio do cinema, mas da paixão por carros e pelo futebol. A área gourmet era o cantinho preferido do cliente e, para torná-lo despojado e pessoal, Cristiane apostou em um tema que combinasse com a personalidade do morador. Envelopar com a imagem de uma Kombi foi a solução encontrada – uma forma de incrementar o modelo mais simples de geladeira adquirido para este projeto. Além da Kombi, o verde notabilizado no painel da frente do veículo homenageia seu time do coração. “É claro que ele amou!”, relembra a profissional.

Original dos anos 1950

Embora os eletrodomésticos atuais tenham funcionalidades incríveis, as peças da década de 1950 são muito mais charmosas. Neste projeto, criado para um chef de cozinha, a arquiteta não teve dúvidas ao decidir pelo modelo da geladeira: ela escolheu um item original daquela época para trabalhar a reforma com pintura. Com funcionamento perfeito, a estética do trabalho evidenciou o vermelho e um acabamento brilhante que impacta quem adentra ao ambiente. “Para nós, profissionais do décor, é um prazer dar vida nova a peças que seguem com um charme insubstituível”, conclui a especialista. “Amei resgatar essa geladeira, que tem cerca de 70 anos e ainda funciona perfeitamente”.

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.