Apartamento ganhou uma cara nova devido um belo projeto da arquiteta Daniela Funari.

Assinado pela arquiteta Daniela Funari, projeto idealizado para um apartamento de 110m² se destaca pela jovialidade e a elegância

Por Eduardo Torelli Fotos Celina Germeer

Localizado em São Paulo (SP), este apartamento ganhou uma cara inteiramente nova por meio de um belo e original projeto concebido pela arquiteta Daniela Funari. Além de conferir um toque de jovialidade e elegância ao imóvel de 110m², a especialista promoveu um excelente uso de seus espaços.

Como explica a arquiteta, o aspecto mais interessante do projeto foi adaptar elementos já existentes, com características mais clássicas, a outros com uma pegada mais contemporânea. O estilo do décor é industrial, atendendo a um desejo dos proprietários. “Nesse contexto, a marcenaria combinada com serralheria exemplifica essa fusão que trouxe não somente personalidade, como um acabamento estético refinado”, acrescenta a especialista.

ORNAMENTAÇÃO

Entre outras estratégias utilizadas por Daniela para adicionar um estilo personalíssimo aos espaços está a integração de ambientes, assim como a ornamentação com espelhos e uma mescla balanceada de tons neutros com o azul. O living (composto pela sala de estar e o home theater) foi integrado à sala de jantar e à cozinha. Espelhos orgânicos e móveis com um design interessante também foram agregados ao espaço.

Ainda, foi feito um aproveitamento do piso e do forro, após um processo de restauração, e um projeto luminotécnico foi criado especialmente para a residência. Na área social, o grande protagonista é um sofá-ilha que oferece muitas possibilidades de utilização ao atender ao estar e, do outro, em frente à TV. Retrátil, o móvel garante o conforto dos proprietários em suas horas de descanso e entretenimento.

Na sala de estar, os retoques finais da decoração foram uma mesa de centro e mantas para aquecer os proprietários nas noites frias do ano, o que adicionou ainda mais aconchego ao espaço.

BANCADA

Ainda no que se refere à integração e delimitação das diferentes áreas do apartamento, macetes tão eficazes como o sofá-ilha do living são a bancada de serralheria e a prateleira suspensa que separam a cozinha do ambiente de jantar. O revestimento da cozinha chama atenção com as pastilhas horizontais cinza, enquanto a bancada de serralheria oferece mais uma área precisa para a execução das atividades gastronômicas.

Neste projeto, o azul (disposto estrategicamente nos ambientes) é um grande diferencial cromático. É esse tom que garante uma aura leve e descontraída ao apartamento. Complementarmente, a base tonal neutra escolhida pela arquiteta permitiu que o azul assumisse o protagonismo sem pesar nas aplicações.

A tonalidade que dá tanta personalidade aos cômodos ainda se faz presente em uma obra de arte com predominância do tom azul, que pode ser contemplada no living. Nesse mix, o amarelo completa o intuito de criar um ponto de luz no ambiente formado por mobiliários selecionados dentro de uma paleta neutra.

O azul royal se faz presente nas cadeiras estofadas da sala de jantar, enquanto, no dormitório, uma das paredes ganhou a essência vibrante daquela cor. A cabeceira, estofada e em tom cinza, proporciona uma bem-vinda neutralidade ao espaço.

CLIMA RELAXANTE

Assegurando que a vivência no apartamento seja a mais satisfatória e relaxante possível, os espelhos orgânicos do ambiente de estar o tornam mais aconchegante, chamativo e arrojado. A sala de estar ganhou três espelhos que se completam em seus desenhos não lineares, gerando um efeito rítmico e artístico ao refletir os cômodos adjacentes ao jantar.

O décor também faz um bom uso de luminárias instaladas nas paredes e reaproveita muito bem elementos que já existiam na configuração anterior do imóvel – por exemplo, uma bela pia de banheiro decorada, que adiciona charme, estilo e personalidade ao cômodo.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 209 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!