Os fabricantes de controles remotos universais estão migrando para soluções cada vez mais completas e sofisticadas

Texto: Fabio Tucci
Imagens: Divulgação

De nada adianta ser dono de um sistema residencial de áudio, vídeo e automação espetacular se a forma de comando não for user-friendly (“amigável ao usuário”); ou, ainda pior: se o usuário simplesmente não souber como usufruir de todo aquele investimento.

Os controles remotos infra-red, como os conhecemos, não evoluíram muito na última década. Porém, o mesmo não se pode dizer dos aplicativos disponíveis para se comandar os aparelhos eletrônicos que utilizamos diariamente em nossas casas.

Se a ideia é comandar apenas a Smart TV, o receiver AV, o media center ou o Blu-ray player – e se tais equipamentos estiverem ligados à rede Wi-Fi da casa –, baixando-se o respectivo aplicativo do fabricante, pode-se comandar algumas funções de cada um deles, inclusive: ligar, desligar, volume, mute, troca de fontes, acesso a conteúdos da Internet e visualização de fotos do tablet ou smartphone (dependendo do que qual você escolher para ser o seu novo controle-remoto).

Deve-se considerar que, nesses casos, o usuário precisará abrir e fechar cada um dos aplicativos sempre que for mudar de tarefa. Ou seja: é como ficar com os quatro ou cinco controles-remotos originais no colo e pegar o que você deseja utilizar a cada mudança de comando. Resumindo: algo muito cansativo e que, ainda por cima, distrai o espectador (no caso de uma sessão de filmes).

Será muito mais interessante guardar definitivamente na gaveta todos os controles-remotos originais dos equipamentos que compõem o sistema – e ainda poder comandar, além do áudio e do vídeo, outros equipamentos, tais como: cortinas motorizadas, sistemas de segurança, climatização, iluminação etc. E com a possibilidade de ter cenas para cada situação cotidiana. Os principais fabricantes de controles-remotos universais estão migrando rapidamente para soluções cada vez mais completas, com produtos sofisticados e conectados em rede Wi-Fi (facilitando o acesso a partir de qualquer ponto da casa onde haja sinal).

Programações executadas por empresas especializadas ainda oferecem ao usuário a possibilidade de criar eventos, cenas ou macros (para cada situação cotidiana, define-se uma sequência de ações almejadas para aquele momento, o que amplia o conforto e a facilidade de uso).

Cabe a seu integrador de sistemas atendê-lo da melhor forma possível – inclusive, alertando-o de que algumas soluções DIY disponíveis no mercado simplesmente podem trazer mais dor de cabeça do que conforto aos consumidores, ao passo que adquirir pacotes junto a empresas integradoras devidamente cadastradas como revenda de marcas conceituadas é, obviamente, uma decisão mais acertada.