Um dos recursos mais poderosos da decoração, cores mudam a “vibe” dos ambientes.

Um dos recursos mais poderosos da decoração, cores mudam a “vibe” dos ambientes

Fotos Estúdio São Paulo e Kadu Lopes

Sempre relevantes na hora de compor os espaços de uma casa, as cores, quando aplicadas às paredes, podem criar cenários exuberantes e cheios de personalidade. E isso vale tanto para espaços sociais como para os cômodos da área íntima de uma propriedade.

As arquitetas Ana Rozenblit, responsável pelo Spaço Interior, e Claudia Yamada e Monike Lafuente, do Studio Tan-gram, utilizam a magia das cores em grande parte de seus projetos. As especialistas contam que o hall de entrada é uma das áreas que podem ser muito beneficiadas pelas cores. Responsável por recepcionar os moradores e os visitantes, o hall de um apartamento idealizado pelas profissionais ganhou uma aura de vitalidade e bom humor graças ao uso do laranja. As paredes coloridas dividem espaço com um grande espelho e plantinhas verticais.

Já o tom azul fez uma grande diferença na sala de estar de um apartamento compacto localizado em São Paulo. A parede colorida deu um toque especial ao local da TV, assim como ao rack e à prateleira superior. A coloração segue até o corredor que leva aos dormitórios e ao banheiro.

Para quebrar os tons neutros do living a arquiteta Ana Rozenblit modernizou ao optar por uma pintura amarela em formato retangular em uma das paredes do ambiente, assim o apartamento ganhou um ar mais moderno e divertido. O projeto foi baseado no Feng Shui, pois a cor amarela tem propriedades estimulantes, proporcionando alegria a essa sala.

COZINHAS, DORMITÓRIOS E BANHEIROS

O uso de cores nas cozinhas é outro recurso que está em alta na arquitetura de interiores. Especialmente no que tange a marcenaria deste cômodo. Além de armários e embutidos com os mais diversos tons, as cores também são bem-vindas nas paredes, o que adiciona uma dose extra de personalidade a este cantinho da casa. Ademais, o cômodo permite a mistura de componentes, brincando com diferentes texturas e materiais. 

Não podemos esquecer, também, os dormitórios, que absorvem bem a potencialidade das cores. Nesse caso, a recomendação das arquitetas é que as cores escolhidas para o projeto se adaptem à personalidade de quem vive no imóvel. No quarto de uma pré-adolescente, a cor rosa da parede possui sinergia com o décor escolhido pela jovem, que adora esse tom. No projeto, a arquiteta Ana Rozenblit incluiu um letreiro de neon na cor rosa para arrematar o ambiente.

Restam, ainda, os banheiros e lavabos, que durante muito tempo se mantiveram absolutamente neutros em termos de cores (com bases entre o branco, o terroso e o preto), mas que, hoje, têm uma proposta mais chamativa. Os tons definidos nesses espaços podem ser protagonistas do projeto e trazer um ar de inovação e vivacidade. Como o revestimento marmorizado do piso e o teto colorido de laranja transmitem ao projeto uma irreverência ímpar. O laranja confere ao banheiro um caráter personalizado e eleva a energia do cômodo.

Na edição 214 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia tem essa e outras matérias interessantes. Acesse gratuitamente e boa leitura!