Recurso possibilita charme e elegância na hora de dividir os ambientes
Texto: Karina Fascina
Imagens: Jomar Bragança/Daniel Mansur
Com o objetivo de trazer leveza, charme e elegância aos ambientes, os elementos vazados estão em alta no décor. Eles podem ser feitos em diferentes materiais e com diversas formas geométricas – o que garante um novo estilo para cada espaço.
Adepta desse tipo de recurso, a designer de interiores do escritório Bellini Arquitetura, Danielle Bellini, afirma que os elementos vazados possuem fácil adaptação e podem ser usados em diversos ambientes. “Eles possibilitam a divisão entre os ambientes e ao mesmo tempo integração entre os espaços. Possuem diferentes formas geométricas e opções de cores e desenhos.”
A profissional ainda revela que costuma utilizar os ‘cobogós’ em seus projetos. Esse elemento era comum, principalmente, nos anos 60 e proporciona um ar contemporâneo quando utilizado com diversas cores. Eles podem ser de louça, cimento e até mesmo blocos de vidros.
Já a designer de interiores Iara Santos tem preferência aos brises. Em um de seus projetos recentes, ela utilizou colunas de brises no lugar de uma parede de tijolos de vidro. “A função dos elementos vazados é criar uma nova integração ao espaço, porém sem deixá-lo totalmente aberto. As colunas de brises entraram no lugar da parede de tijolos de vidro, que fica no hall de entrada do apartamento, dando mais privacidade aos moradores, pois daquele local é possível se ver a porta do quarto do casal”, conta.
Iara ainda conta que optou por brises de madeira já que acredita que o material compõe todo o projeto e faz a integração do ambiente. “O material tem veios e dá uma sensação de vida ao ambiente, é mais dinâmica, além de proporcionar um conforto visual”, explica.