dicas para melhor aproveitamento de espaços

Espaço pequeno, grandes ideias: dicas para melhor aproveitamento de espaços

Marcenaria e arquiteta se juntam para tornar apartamento estreito no ABC Paulista num escritório aconchegante e sustentável, perfeito para home office

São Paulo tem percebido um crescimento na oferta e demanda por apartamentos menores, mas com áreas de lazer comum amplas e variadas. De acordo com  Sindicato da Habitação (Secovi), do total de apartamentos lançados em 2018 na cidade, 62% tinham metragem inferior a 45m². Os motivos são diversos, o principal deles é que muitos jovens estão deixando a casa dos pais para viveram sozinhos e ambientes menores tendem a ser mais baratos.

De qualquer forma, mobilhar um ambiente pequeno é um problema para muitas pessoas. A arquiteta e designer Marli Assis em parceria com a marcenaria Blanco Desing tiveram um desafio semelhante em Santo André, ABC Paulista, ao reformarem um  apartamento com 55m². Shisley Blanco, proprietária da Marcenaria, relata a experiência e dá algumas dicas para quem estiver passando por uma situação semelhante. 

dicas para melhor aproveitamento de espaços

Blanco dá um panorama do tipo de móvel ideal para ambientes pequenos: “em situações como essas, os móveis devem ser bem pensados, com designs que mais do que harmonia, proporção e funcionalidade, possam ser também MULTI-funcionais, ou seja, que possam ter diversas aplicações. Isso não é fácil de encontrar no mercado, portanto é interessante procurar um designer para planejá-lo e um bom estabelecimento para fabricá-lo”, explica a profissional. 

dicas para melhor aproveitamento de espaços

A especialista conta também sobre um problema que ela e a arquiteta Marli Assis tiveram de enfrentar e a solução que encontraram: “Este apartamento tem uma suite e um dormitório e os moradores são uma família de três pessoas com um deles trabalhando em home office, sendo assim não havia um local adequado para ele montar seu espaço para ofício. É Nessas horas que devemos ser criativos e observar cada espacinho da casa para utilizar sem prejudicar a circulação, sem esquecer do seu objetivo principal, e foi depois de muito pensarmos que decidimos então que a sacada seria a saída perfeita!”. 

Shislei diz que planejaram uma escrivaninha que ocupasse uma das paredes da varanda por completo, desenvolveram um móvel com diversas gavetas e estantes para tornar aquele espaço no escritório ideal, “foi melhor do que pensávamos, veja bem, trata-se de um ambiente a parte do resto da casa, o que dá mais privacidade e proporciona uma melhor concentração. Também tem a questão da luz, que pode ser aproveitada o dia todo e para um maior conforto, dependendo da posição do sol, instalaram cortinas para filtrar a quantidade de luminosidade”, descreve a proprietária da marcenaria responsável pela confecção da escrivaninha.

dicas para melhor aproveitamento de espaços
You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.