Fotos Shutterstock.com (por Svitlana Sokolova e Roman Samborskyi)
Ok: vamos combinar que, nesses tempos de redes sociais, todo mundo se tornou um pouquinho narcisista… Que atire a primeira pedra quem nunca fez uma foto de si mesmo em um lugar bacana, ou mesmo no elevador do prédio!
Mas é possível fazer selfies ainda melhores seguindo algumas regrinhas básicas que respeitam as principais normas da fotografia, ou recorrendo a alguns “truquezinhos” que podem parecer simples, mas que agregam um “baita” valor às fotos. A partir de hoje, daremos algumas dicas semanais que ajudarão a tornar suas selfies mais impactantes e bonitas. Continuem nos acompanhando!
Coloque a luz a seu favor
Dizem que fotografar é “pintar com a luz”. E existe muita verdade nisso, já que o modo como você usa a luz em uma foto pode torna-la incrível ou destruí-la completamente! Há muitos artifícios que a luz pode proporcionar, e alguns exigem conhecimentos técnicos avançados. Mas um excelente começo é respeitar uma regra elementar: a luz deve ser usada a seu favor, e não contra você! Desde que não se exagere na dose (o que significa evitar a proximidade com luzes muito “duras” e incandescentes, ou abusar do flash), ter a luz à sua frente sempre dará um maior realce às suas selfies, além de deixar sua pele mais brilhante e bonita. Quando a luz está às suas costas, o resultado é quase sempre horrível. Isso pode dar à foto uma aura sombria e esquisita.
Relaxar é preciso!
Da mesma forma que artistas e modelos famosos treinam expressões na frente do espelho e têm todo um “ritual” antes de posar ou atuar, tirar uma boa selfie também requer um pouco de preparação. Nada muito complicado! Basta relaxar o rosto antes do “clique”, o que dará à sua expressão um aspecto mais casual e interessante. Exagerar demais nas expressões (forçando um sorriso ou arregalando os olhos para parecer mais simpático) é uma receita de desastre! Quanto mais serenas parecerem suas linhas de expressão, melhor você estará na foto. Então, antes do momento decisivo, relaxe bem a musculatura da face e tire sua selfie com o máximo de tranquilidade.
Não! Você não é o centro do universo!
É claro que, quando fazemos uma selfie, queremos um autorregistro que inspire nossos amigos e seguidores a curtirem aquela imagem. Mas não se esqueça de que, do ponto de vista do “público”, uma boa selfie é mais do que “você”! O tema de fundo também conta – e muito! Não se esqueça de que selfies também são feitas para contar uma novidade ou transmitir uma ideia. Então, dê àquilo que aparece ao fundo um destaque equivalente à sua imagem! As pessoas também irão curtir a fachada elegante do restaurante em que você está, ou o ponto turístico onde a foto foi feita.
Tire muitas fotos consecutivas
Da mesma forma que uma cena de filme é feita várias vezes até que o diretor fique satisfeito com o resultado, uma boa selfie pode surgir de várias tentativas – haja olho clínico e sorte para acertar já na primeira vez! Então, a dica é tirar várias fotos consecutivas e depois selecionar a melhor, excluindo aquelas em que você aparece piscando, olhando para o lugar errado ou fazendo caretas. Vale até usar um app como o Fast Camera, que permite tirar muitas fotos em poucos segundos e que é muito bem avaliado pelos usuários. https://apps.apple.com/br/app/fast-camera/id402777723
Posicione a câmera acima da cabeça
Sempre funciona posicionar a câmera do smartphone em um ângulo acima da cabeça na hora de tirar uma selfie. Além de tornar a face mais “longilínea” e esconder a papada, esse ângulo permite que também apareçam na foto os móveis e objetos decorativos do lugar onde você está (por exemplo, o living ou varanda da casa), o que agrega mais temas interessantes à imagem. Só evite fechar demais o enquadramento, deixando apenas a cabeça visível na foto. O resultado estético é melhor quando o torso e o peitoral também aparecem na foto.
Tire as fotos usando as duas mãos
Até que você se torne um “expert” em selfies, daqueles que fazem cliques sensacionais até de olhos fechados, use as duas mãos na hora de manipular o smartphone e fazer a foto. Quanto mais estável estiver o equipamento no momento de fazer a selfie, mais chances há de conseguir uma imagem de boa qualidade.