O banheiro é um cantinho que merece atenção

Boas escolhas em cores, acabamentos e boxes de banho podem tornar esses espaços mais elegantes e funcionais

Não há dúvida que uma dose de personalidade agrega pontos a qualquer ambiente. E isso não vale apenas para o living, a sala de jantar ou a varanda gourmet, espaços que costumam ser priorizados nos projetos de decoração. O banheiro é um cantinho da propriedade que merece a mesma atenção, e os especialistas no assunto têm ótimas dicas para torná-los mais charmosos, bonitos e aconchegantes.

Para que esse objetivo seja alcançado, todos os aspectos precisam ser considerados com carinho: cores, tipos de acabamentos, estilo da marcenaria e afins. Na hora de fazer o planejamento, a linha de produtos da Ideia Glass (marca especializada em kits de ferragens para box de banho e portas de vidro divisórias de ambientes) pode fazer uma grande diferença, já que seus itens combinam com os mais variados tipos de banheiros.

A seguir, confira alguns exemplos de décor sensacionais idealizados para ambientes pequenos (os quais requerem uma dose extra de estratégia). Todos os projetos se destacam por serem, a um só tempo, lindos e funcionais.

Conforto de sobra

Ao criar o projeto para um banheiro sofisticado e minimalista, com metragem de apenas 4m², a arquiteta Isabella Machado apostou no estilo clean, fazendo uso de cores neutras, como o branco e bege, ferragens na tonalidade do cromado e paredes lisas.

A profissional ainda utilizou um bom número de espelhos no ambiente, o que conferiu ao espaço uma maior sensação de amplitude. O toque final foi providenciado por belos itens de design. O banheiro ainda ganhou prateleiras em diversas alturas e armários funcionais. O box escolhido para a área de banho foi o Kit Box Elegance, com roldanas aparentes e um design clean.

Já os banheiros projetados pela arquiteta Rafaella Nogueira, apesar de serem pouco espaçosos (cada um possui uma metragem de 3,20m²), esbanjam conforto. A especialista apostou na cor branca em todo o espaço, estendendo o uso da tonalidade à marcenaria e à cuba. Já as ferragens em cromado conferiram ao ambiente um toque elegante.

Nos dois cômodos, foram colocados revestimento em 3D na parede da área de banho (em branco no banheiro de hóspede e em marrom no banheiro de visitas). Para driblar a falta de espaço, Rafaella apostou em grandes espelhos e um bom jogo de luz, que ajudam a dar uma sensação de amplitude. Com suas roldanas aparentes, o Kit Box Elegance trouxe uma aura de leveza ao espaço.

Masculino e feminino

Já a arquiteta Milena Bomediano projetou dois banheiros que ganharam a mesma estrutura, mas com cores e acabamentos diferentes. Os ambientes também comprovam que é possível adotar um mesmo estilo de decoração e simultaneamente dar um toque de personalidade ao espaço.

Nos dois, a especialista tinha o desafio de entregar uma decoração com estilo moderno e atemporal, mas com um toque de personalidade. Assim, apostou no cimento queimado nas paredes, mesmo design nas pias e torneiras, no metalon nas prateleiras e nos espelhos arredondados, que são pontos de destaques dos banheiros.

O feminino ganhou a tonalidade Rose nas ferragens, metais e marcenaria. Já o masculino, inspirado na paisagem urbana de Nova York, os destaques são a serralheria, a cor cinza (até mesmo na pedra da pia) e o Chevron no revestimento do armário. O Kit Box Elegance foi utilizado nos dos ambientes, mas com cores de ferragens distintas: Rose (no banheiro feminino) e preto (no banheiro masculino).

Ao criar projetos de decoração para dois banheiros pequenos (com 1.40 x 2.50m, cada), utilizados por adolescentes, Samira Jarouche recorreu a um estilo mais jovem e moderno e lançou mão de itens práticos e funcionais. No primeiro banheiro, a profissional utilizou uma marcenaria em verde, com nichos aparentes e funcionais para colocar itens de decoração e de higiene, e colocou LED em volta para dar o ar de modernidade ao ambiente. O espaço ainda recebeu paredes, pia, revestimentos e armários em tons claros, deixando o cômodo mais clean. Além disso, Samira apostou em revestimentos com efeito 3D na área de banho.

No segundo, a arquiteta adotou a mesma proposta de decoração, mas com alguns diferenciais. Samira optou por colocar detalhes em azul no armário inferior à pia e um revestimento com formas geométricas da mesma tonalidade na área de banho. O local também ganhou cores neutras nas paredes, chão e marcenarias, onde foram utilizados nichos aparentes com itens decorativos, como no outro ambiente.

Por conta da pouca metragem, a escolha do box de banho foi crucial nos dois banheiros. Samira optou pelo Box Flex, que possui portas com sistema flexível de abertura, garantindo a otimização do espaço, além de uma boa circulação. O kit de box não possui trilhos e muitos detalhes, o que proporciona um visual mais clean ao ambiente.

Jardim vertical

Modernidade e conforto são credenciais importantes do projeto criado pela arquiteta Bruna Fleury para um banheiro de 3,27m². Graças às boas escolhas da especialista, o cômodo ganhou uma atmosfera charmosa e acolhedora. O preto foi utilizado em todos os móveis, metais e louças (incluindo a pedra da pia e o vaso sanitário).

Com revestimentos com texturas em 3D em algumas paredes e de mármore nas outras, cobrindo paredes inteiras, Bruna completou o ambiente com um jardim vertical permanente. Para a área de banho, a arquiteta escolheu o Box Elegance (com roldanas aparentes e tonalidade em preto fosco), artificio que deu uma dose extra de sofisticação ao espaço.

Bruna Fleury também elaborou o visual de um banheiro com apenas 3,20m² que é interligado a um closet feminino. Neste projeto, ela apostou em itens que remetessem à delicadeza, mas que oferecessem um ar moderno ao ambiente. Para isso, utilizou elementos requintados, como revestimento de mármore com nuances rosadas e metais em rose.

Em razão da pequena metragem do cômodo, Bruna optou por tons claros em todo o banheiro e uma boa iluminação, garantindo uma sensação de amplitude ao local. A arquiteta também aproveitou as paredes e inseriu um nicho embutido na área de banho, além de prateleiras acima do vaso sanitário, tornando o espaço mais funcional. O box de banho escolhido foi o Box Elegance, que com roldanas aparentes na tonalidade Rose.