DECORAÇÃO PARA APARTAMENTOS PEQUENOS

Toques decorativos, além de deixar a casa mais bonita, auxiliam na hora de deixar um imóvel pequeno mais arejado e com uma maior funcionalidade

Texto: Redação
Imagens: Rodrigo Marcandier e Henrique Queiroga

Cada vez menores, os apartamentos ganham móveis em tamanhos reduzidos e necessitam de uma decoração específica para aproveitar todos os cômodos e, ao mesmo tempo, garantir um espaço arejado e funcional.

Segundo a arquiteta Simone Rocha, em apartamentos pequenos, alguns toques podem auxiliar na hora de fazer a divisão correta dos imóveis e na escolha dos objetos de decoração. “O ideal é tentar distribuir as funções mais importantes do cômodo nos locais com mais espaço, deixando os cantinhos para funções de apoio ao layout principal. Em uma sala de estar, por exemplo, o cantinho pode ser transformado em local de leitura ou descanso, com o uso de uma poltrona, mesa lateral e luminária”, explica.

Ainda na sala de estar, que tal fazer um bar compacto para receber os amigos? A também arquiteta, Carmem Calixto, aposta que essa seria uma maneira adequada de aproveitar aqueles “cantinhos” da casa. Ainda segundo a profissional, outra opção interessante seria um pequeno jardim ou até uma horta para as pessoas que gostam de plantas – mas, é importante ter cuidado para garantir a harmonia e a proporção nos espaços.

Espelho, espelho meu!

Simone Rocha acredita que alguns itens de decoração preenchem a função de dar um toque de charme ao espaço e dar vida às paredes – são eles os espelhos, quadros e esculturas. “Escolha itens que ocupem bem o espaço para que não fiquem ‘soltos’ do restante da decoração. Quando o espaço é ocupado por um móvel maior, o ideal é evitar o uso de peças muito grandes, pois podem atrapalhar a circulação e deixar o aspecto do ambiente entulhado”, finaliza.

Post a Comment

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.