Atualmente a preocupação com a parte estética dos consultórios é grande, pois a primeira impressão do lugar conta muito para o paciente

Os profissionais, da área de saúde, estão cada vez mais preocupados com que o paciente tenha uma experiência agradável em seus consultórios. Além do bom atendimento, algo essencial, o foco está em apresentar um ambiente mais receptivo, elegante e alguns casos, um lugar luxuoso.

“Aquela clínica básica e sem vida não existe mais. Hoje os médicos e pacientes querem se sentir bem antes mesmo do atendimento. Por isso, os ambientes das clínicas têm hoje estilo, com muitas peças de design ”, afirma a arquiteta Ana Lívia Werdine, filha de oftalmologista e que sempre esteve envolta com o universo da saúde.

Para deixar o ambiente mais convidativo e refinado, o ideal é utilizar espelhos na cor prata e bronze, que geram amplitude e sofisticação. Além deles, a laca branca traz leveza e modernidade. Para completar o ambiente a utilização de cores neutras nas paredes, nos revestimentos e no mobiliário, é o mais indicado.

Por outro lado, se o projeto é para ser mais charmoso, Ana Lívia afirma que “para esses casos, eu especifico móveis que lembrem uma sala de estar residencial. Isso traz uma sensação maior de acolhimento e, consequentemente, influenciará no comportamento do paciente que se sentirá mais aberto e confiante ao atendimento médico ”

Para fugir do convencional e se destacar no quesito cores, ideias é que não faltam. “Para compor com uma base neutra, as cores vinho, verde musgo, mostarda são as preferidas nos meus projetos. Elas imprimem elegância e dão um toque de personalidade. Também podemos utilizar tons que lembrem aos da identidade, logomarca da clínica”, conclui a arquiteta.