COMPLICAR PARA QUÊ? CONHEÇA ESTE HOME!

Combinando equipamentos e soluções eficazes e uma operacionalização simples e personalizada, sistema de áudio, vídeo e automação deste apartamento em São Paulo atingiu a perfeição

Texto: Eduardo Torelli
Imagens: Ricardo Kruppa

Modernidade é tudo de bom, mas… quando a tecnologia se torna muito complicada e excede a nossa compreensão, a suposta comodidade se transforma em um problema. Daí a importância de, em um projeto de áudio, vídeo e automação, contar com uma consultoria que não se encarregue apenas de sugerir os melhores equipamentos e soluções, mas de garantir que tudo isso funcione de forma “redonda”, sem complicações para o cliente. O que nos leva a este incrível projeto idealizado para um apartamento em São Paulo (SP), no qual a funcionalidade coexiste perfeitamente com a modernidade e a sofisticação.

Segundo Marcio Cabral de Aquino, da Dagbrasil – Home Theater & Automação, o primeiro passo para a concepção do sistema foi reforçar a confiança dos clientes no poder da tecnologia. Isto porque eles estavam profundamente insatisfeitos com uma solução de automação anterior, que foi inteiramente substituída pelo novo projeto. “O sistema anterior, que também atendia a toda a propriedade, estava sendo subutilizado e se transformara em um ‘interruptor de luxo’”, compara Marcio. “Aproveitando uma reforma no imóvel, eles decidiram apostar em algo mais satisfatório e eficaz. Os filhos haviam se casado, o apartamento agora era só deles e ambos gostavam de receber amigos e familiares em casa. Foi o momento propício para aprimorar o sistema.”

Evolução

O primeiro passo foi ouvir os clientes e listar uma série de sugestões pertinentes, que fossem ao encontro do que eles esperavam. “Eles se empolgaram com o que poderíamos fazer em termos de multi-room (som ambiente), áudio e iluminação”, prossegue Marcio. “O apartamento já tinha um home theater, mas era uma configuração muito mais modesta que a atual. A reforma foi o ponto de partida para uma completa repaginação da tecnologia da propriedade.”

Soluções muito originais foram propostas. Por exemplo: já que o Living da propriedade não tem forro (o que não permitiria a instalação de caixas de som no teto), foram sugeridas caixas de embutir nas paredes. “Definidas em concordância com o arquiteto, elas tiveram suas telas e bordas pintadas de acordo com o papel de parede escolhido para o ambiente, o que as tornou virtualmente ‘invisíveis’ na sala”, destaca Marcio.

As caixas B&W escolhidas, segundo o especialista, são pequenas para som ambiente – porém, aqui, tiveram um rendimento surpreendente. “São modelos muito criteriosos e custosos para esse tipo de aplicação”, explica Marcio. “Justamente por isso não costumam ser utilizadas dessa maneira. Sabíamos que o resultado seria bom, mas, francamente, não imaginávamos que seria ‘tão’ bom. Aliados o posicionamento e a qualidade das caixas, conseguimos um desempenho fenomenal.”

Considerando que os clientes adoram organizar festas, o som ambiente foi um upgrade e tanto na propriedade. “A tecnologia adotada permite que eles joguem músicas de seus celulares (ou de uma playlist no computador central da propriedade) no sistema, organizando suas festas com muita praticidade”, diz Marcio. Ele também destaca que, em se tratando do som ambiente, conseguiu-se uma separação acústica quase “mágica” entre os espaços do Living e da Sala de Jantar.

Home, “sweet” home!

O home theater é outra ponta-de-lança do projeto. Lembrando que também foi precedido por um sistema anterior que não chegou a impressionar os proprietários. Insatisfeitos com o desempenho de seu primeiro projetor, os clientes, a princípio, não queriam investir em um home cinema. Para lhes mostrar o quanto a tecnologia evoluíra desde a concepção de seu home theater anterior, os experts da Dagbrasil lhes apresentaram os poderosos projetores da Sim2, que entregam um desempenho de “cair o queixo”. Eventualmente, definiu-se que um modelo Crystal Cube se encarregaria de projetar imagens de altíssima qualidade em uma tela de dimensões imodestas (um modelo de 119″ da Gaia). O resultado: um cinema caseiro para nenhum aficionado por filmes botar defeito!

“Todos os equipamentos do home anterior foram substituídos por produtos mais modernos e eficazes”, diz Marcio. “Além do projetor, equipamos a sala com uma TV Samsung 4K de 65”. Mas eles gostaram tanto das imagens projetadas no telão que, no dia-a-dia, a TV fica em segundo plano. Já no que diz respeito ao áudio, temos um sistema 5.1 com duas caixas torres, uma central, que fica sobre o móvel, e duas surround de embutir. Toda a sala é automatizada, incluindo o ar-condicionado, as luzes e as persianas.”

O maior de todos os “traumas” do cliente quanto à tecnologia, porém, era mesmo a automação. “Após uma demonstração no showroom da Dagbrasil, eles decidiram adquirir uma solução da Scenario”, lembra Marcio. “E gostaram tanto do produto que optaram por estender a nova automação por toda a propriedade. Colocamos keypads em vários ambientes. Agora eles podem controlar a automação – iluminação, ar-condicionado, persianas, venezianas e áudio e vídeo – de qualquer lugar e sem estarem com seus iPads e iPhones à mão. Não que eles abdiquem do controle por meio desses dispositivos – os proprietários apenas queriam o máximo de funcionalidade nesse quesito.”

Outros ambientes

Os clientes passam um tempo considerável no escritório da propriedade e, por conta disso, este ambiente ganhou atenção no projeto. A sala foi equipada com caixas de som da B&W (já que aqui havia forro, foi possível optar por modelos de embutir no teto) e com uma TV. O quarto do casal também conta com um televisor (ladeado por caixas de som) e, em seus dois banheiros dedicados, com TVs Samsung elegantíssimas, finas e brancas (assim elas não destoam do ambiente) e caixas de som embutidas. Nas cabeceiras da cama há teclados individuais com funções totalmente personalizadas segundo o dia-a-dia de cada usuário. Abastecendo a propriedade de música, temos um multi-room da Nexus (com capacidade para atender até oito ambientes).

A sala de almoço e o quarto de hóspedes têm aparelhos de TV e keypads que permitem o seu controle até mesmo por parte de visitantes sem desenvoltura com a automação. Aqui e em outros ambientes, o que se observa é um criterioso estudo das necessidades individuais de cada nicho da propriedade e das rotinas dos moradores. Tudo foi personalizado de acordo com demandas específicas, o que torna o projeto 100% funcional.

“A própria iluminação pode ser incrementada pelos clientes, que têm a liberdade de criar novas cenas ao seu gosto”, ressalta Marcio. “Propusemos um sistema que se adaptasse à realidade dos proprietários, não o contrário, e nos surpreendemos com a facilidade com que eles se aclimataram à tecnologia, inclusive, propondo ideias para otimizar a programação. Creio que o ‘plus’ deste projeto é a combinação de um sistema eficiente com uma operacionalização pessoal e simplificada – tudo aqui é na base do ‘apertou, funcionou’.”

Post a Comment

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.