Confira dicas para mudar a decoração do ambiente sem gastar muito
Texto: Karina Fascina
Imagens: Divulgação
É só chegar na puberdade que esse “fenômeno” acontece – a criançada não quer mais saber de nada infantil no quarto. Agora, adolescentes, os filhos começam a escolher a decoração do seu espaço, o que na infância era trabalho dos pais. Mas, o que fazer quando o orçamento está curto?
A designer de ambientes Fabiana Visacro acredita que a solução para esse problema está em promover pequenas mudanças nos móveis e adornos. “A grande sugestão é reaproveitar ao máximo os móveis por meio da customização, mudar a posição de alguns elementos e apostar em peças decorativas. Foi isso que fiz em um dos meus projetos ao transformar o quarto de uma adolescente que ainda tinha decoração de quando ela era uma criança”, conta a designer.
No projeto, Fabiana optou por reutilizar o painel em MDF que a cliente já tinha e usava, de vez em quando, como cabeceira da cama. O objeto era todo lilás e com borboletas, o que deixava o quarto com aspecto infantil.
Foi aí que a profissional entrou em cena e repaginou o painel. “A peça foi pintada de branco e colocada na posição vertical. Nas laterais da parede que sobraram, especifiquei um papel de parede estampado escolhido pela própria cliente. O resultado foi um conjunto harmonioso e jovial”, descreve Fabiana.
Outro objeto reaproveitado pela designer foi o gaveteiro. “Essa peça era neutra e foi utilizada na nova decoração. É uma forma da cliente ganhar espaço para guardar seus itens pessoais. Para dar cara nova à peça, apostei em adornos que ficaram posicionados sobre o móvel. Isso fez toda a diferença, completou a composição e trouxe ares mais adolescentes à decoração”, conta a profissional.
Por falar em adornos, eles permitem a transformação rápida e barata de um espaço, o que possibilita diversas formas de decoração, dependendo do modelo escolhido. A decoradora Maria Cristina Bahia é sócia da loja Villa Maria, em Belo Horizonte, e afirma que os revisteiros de parede, quadros diferenciados e almofadas personalizadas e temáticas são itens muito procurados. “Nessa fase da vida, o jovem busca símbolos para se afirmar entre seus pares e se sentir aceito e seguro. Na decoração isso pode ser representado também por meio dos adornos”, conta Maria Cristina.
Com essas dicas, não há mais desculpas para os pais: fica mais fácil e mais barato dar cara nova ao quarto e deixar os novos adolescentes felizes para aproveitar essa recente fase da vida.