Arquitetura lúdica

Colégio investe em arquitetura lúdica com foco na adaptação das crianças

Arquitetura lúdica: o projeto das novas salas de imersão do tradicional Colégio Erasto Gaertner, assinado pelo escritório de arquitetura Ponto 41, propõe uma experiência lúdica para pais e alunos

Com as transformações sociais cada vez mais intensas, uma instituição de ensino precisa se reinventar diariamente, principalmente quando tratamos de ensino infantil. Essa reinvenção precisa levar em consideração a infraestrutura oferecida. Uma arquitetura lúdica é uma excelente ideia. Com mais de 80 anos de história na capital paranaense, o Colégio Erasto Gaertner encontrou em um projeto arquitetônico diferenciado uma forma de oferecer uma experiência ainda mais enriquecedora para pais e alunos.

Desenvolvido pelo escritório de arquitetura Ponto 41, comandado pela arquiteta Danielli Wal e pela designer Mayara Wal, o projeto tem por objetivo oferecer espaços especiais para o atendimento de pais e alunos no Colégio Erasto Gaertner, criando uma experiência lúdica e extremamente confortável para a recepção dos pequenos. A inspiração e principais mudanças surgiram a partir de uma grande imersão no universo escolar, que contou com pesquisas com alunos, professores, pais e pedagogos.

“Procuramos tirar desses espaços aquela cara ‘padrão de escola’. A ideia é transportar pais e alunos para um mundo paralelo, conectando todos os presentes aos principais conceitos do Colégio Erasto Gaertner. Ou seja, eles são recepcionados no colégio sendo transportados para uma realidade perfeita baseada na missão, visão e valores da instituição”, detalha a arquiteta Danielli.

Arquitetura lúdica
Sala do Colégio Erasto Gaertner

Arquitetura lúdica, jornada especial

Conectadas entre si, as salas, que têm aproximadamente 40 m² e são ocupadas pela equipe de pedagogas do Colégio Erasto Gaertner, possuem temáticas diferentes uma da outra. A primeira, que será a recepção para pais e alunos, tem como conceito receber de braços abertos quem ali chega pela primeira vez, mostrando as direções e convidando a desfazer as malas para se abrigar neste novo mundo. A segunda é um passeio pelo universo urbano, com suas construções inconfundíveis, bem presentes na mente das crianças. Para completar e oferecendo um contraponto, a terceira sala traz belezas naturais intocadas, como a mata, montanhas e cavernas.

“Estudos comprovam que um ambiente escolar lúdico e com personalidade única é muito importante para a formação das crianças. Por esse motivo, apostamos em espaços lúdicos, com cores vivas e dinâmicas, além de alguns brinquedos bem especiais, que irão incentivar o aprendizado das crianças e proporcionar maior interatividade com o conteúdo lecionado. Temos certeza que os pais e, principalmente, as crianças irão se encantar com a nova estrutura”, completa Mayara.

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.