Instalado no living de um apartamento em São Paulo (SP), sistema A/V tem recursos e funções que garantem a diversão

Texto: Eduardo Torelli
Imagens: Ricardo Kruppa

Quem gosta de tecnologia nunca está satisfeito. Por exemplo: não existe o “home theater ideal”, já que os mercados de áudio, vídeo e automação evoluem constantemente – e ignorar esta evolução é abrir mão de uma qualidade crescente em termos de imagem, som e praticidade.

O que nos leva ao proprietário deste belo apartamento em São Paulo (SP), que já tivera outros home theaters antes de adquirir este caprichadíssimo sistema A/V. Nenhum daqueles projetos anteriores, porém, era tão potente e completo como o home cinema que agora reproduz suas músicas e filmes prediletos. Obviamente, priorizando o melhor resultado possível em termos de performance, o cliente solicitou uma configuração impecável, daquelas que se sustentam muito bem, durante anos, sem pedir qualquer atualização.

Além do pedigree dos equipamentos utilizados, o home theater tem a seu favor um projeto muito bem-pensado, que levou em conta os mínimos detalhes na busca pela melhor reprodução possível de som e imagem. Uma prova de que o “segredo do sucesso” deste ambiente está no planejamento é que não foram necessárias alterações acústicas na sala, de modo a se obter uma performance superior. A disposição e o setup de cada equipamento são suficientes para entregar uma qualidade de áudio e vídeo “afinadíssima”.

Configuração impecável
O sistema tem o selo de qualidade da prestigiada DAG Brasil, empresa que possui muitos projetos de grande porte no currículo. Segundo o consultor comercial Alexsandro Magalhães, a DAG não só definiu todo o projeto, como se encarregou da instalação e programação do sistema.

“Enfatizamos tópicos como: qualidade de áudio e vídeo, rede de dados sem falhas (Intranet), facilidade de uso e estética do ambiente”, diz Magalhães. “Também orientamos o trabalho de infraestrutura, realizamos a passagem dos cabos, instalamos e configuramos o receiver, caixas acústicas e fontes de entrada (AppleTV, Blu-ray, NET etc.) e programamos a interface de comando via iPad e iPhone.”

Instalado no living da propriedade, o home theater não apenas entrega um áudio e vídeo de alta qualidade, como é fácil de operar e se adapta perfeitamente à decoração do ambiente (indiscutivelmente o design impecável dos equipamentos contribuiu para o equilíbrio estético entre a tecnologia e o décor). O sistema ainda contempla som e imagem a outros ambientes do apartamento (área gourmet, cozinha, suíte e banho).

Controle total
Assistir a um bom filme ou musical neste ambiente é realmente uma experiência e tanto, considerando o “poder de fogo” dos principais componentes do sistema. A sala conta com receiver e Blu-ray player NAD, além de caixas B&W 600 series e projetor SIM2 (o desempenho é sublinhado pelo uso de bons cabos, da marca Audioquest). Já o sistema multi-room utiliza uma matriz de vídeo Absolute e uma matriz de áudio Nexos, bem como caixas B&W in ceiling (modelos de embutir).

E já que a ideia era criar um sistema “atualizado”, um item fundamental não poderia ficar de fora: a automação, cada vez mais presente em projetos do gênero. Além do fator “novidade”, esta tecnologia vem provando seu valor em home theaters e outras instalações do gênero, pela flexibilidade de utilização que oferece. Literalmente, o proprietário passa a ter o controle de todo o sistema ao alcance da mão.

“Todos os ambientes contam com controle via iPad ou iPhone, com sistema Scenario personalizado pela DAG Brasil, sendo que, no home living, é possível comandar, também, a iluminação e o ar-condicionado”, informa Magalhães. “O diferencial da automação reside não apenas na facilidade de uso, como na personalização de interface e sistema, baixo custo e alto desempenho.”

Sistema infalível
Em termos de iluminação, a automação permitiu a programação de cenas específicas, previamente elaboradas para o ambiente. Entretanto, como destaca o consultor comercial, a tecnologia é tão amigável que o próprio cliente pode, sozinho, adicionar outras cenas ao seu gosto.

“O projeto foi elaborado de maneira que todos os membros da família pudessem utilizá-lo, com uma interface amigável, comandos sem falhas e um investimento equilibrado”, destaca Magalhães. “A prioridade, desde o princípio, foi a alta performance aliada a um investimento coeso. O valor utilitário tinha que ser maior que o valor monetário investido.”

A configuração atual é tão eficaz que, neste momento, não há a necessidade de qualquer upgrade – para efeito imediato, o home theater entrega todas as conveniências e funcionalidades esperadas de um bom sistema do gênero, “em dia” com os padrões tecnológicos vigentes. “O cliente confiou plenamente no projeto que elaboramos, optando por adquirir todos os equipamentos que discriminamos”, prossegue Magalhães. “Todos os ambientes atendidos contam com os dispositivos certos – por isso, não são necessárias atualizações tecnológicas.”

Eficiente, flexível, bonito e funcional: com tantas credenciais ao seu favor, este ambiente aconchegante e divertido continuará a ser a “menina dos olhos” da propriedade por muito e muito tempo…