Em sua 50ª edição, evento exibiu um alucinante painel de novas tecnologias que, em breve, estarão em seu lar

Texto: Redação

Foto: Divulgação

Em 2017, a Consumer Electronic Show (maior feira de tecnologia do mundo) celebrou seu 50º aniversário, novamente cumprindo a missão de antecipar ao mercado as novidades e tendências que influenciarão o setor no futuro próximo. Mais de 200 mil pessoas prestigiaram o evento, que apresentou, em primeira mão, uma variedade vertiginosa de produtos – de novas telas e dispositivos de áudio a superprojetores, drones, wereables e soluções de realidade virtual. Um painel indiscutivelmente “alucinante”, se comparado aos modestos rádios e TVs em cores que abrilhantaram a primeira edição da CES, em 1967. Além dos televisores (cada vez maiores e melhores), destacaram-se produtos que focam em áreas como a realidade virtual e a realidade aumentada.

A LG Electronics foi uma das empresas que mais apresentaram novidades, literalmente “enchendo” os olhos dos visitantes com as cores e a definição da novíssima W, TV OLED LG Signature. Vencedora do 2017 CES Best of Innovation Award (e com 77”), a W – que conta com Dolby Vision e som Dolby Atmos – é a ponta de lança de um novo lineup que inclui dez modelos. As mais recentes TVs OLED da empresa vêm com uma série de funcionalidades que as credenciam como centrais de entretenimento completas.

A coleção 2017 traz as famílias B7 e C7, com design superdelgado; as famílias E7 e G7, com design Picture-on-Glass; e a família W7, com exclusivo design Picture-on-Wall. Lembrando que o “pulo do gato” da tecnologia OLED de controle de escurecimento de pixels (exclusiva do fabricante) é criar efeitos perfeitos sem vazamento de luz, além de oferecer taxa de contraste ilimitada. Os equipamentos ainda possuem a tecnologia HDR, que garante mais brilho onde este é necessário. E a tecnologia Dolby Atmos coloca o espectador no centro da ação com um som rico, que preenche toda a sala com um áudio potente e dinâmico.

SALTO DE QUALIDADE

Outra vedete desta edição foi a tecnologia Nano Cell, do mesmo fabricante. Ela está presente nas TVs Super UHD (modelos SJ9500, SJ8500 e SJ8000) da LG. Levando as TVs LCD a um patamar mais ambicioso, esses equipamentos entregam imagens mais realistas e ricas em nuances e cores. A vantagem desses displays é a utilização de partículas uniformes de aproximadamente um nanômetro de diâmetro, o que garante imagens tão precisas. Os modelos Super UHD ainda vêm com a funcionalidade Active HDR com Dolby Vision e com a nova versão da webOS, plataforma intuitiva de Smart TV. O design também é fininho, o que torna esses produtos facilmente integráveis a qualquer projeto de decoração. Um exclusivo pedestal em formato de meia lua dá ao modelo SJ9500 (de 55” e com apenas 6,9mm em seu ponto mais delgado) a ilusão de estar “flutuando”.

A implementação da nova versão da plataforma para Smart TVs, a webOS, também tornou o lineup de TVs de altíssimo padrão da LG mais amigável para o usuário. A webOS 3.5 da LG recebeu aprimoramentos para facilitar o controle e agilizar o acesso aos conteúdos por meio da nova versão do Magic Remote e do recurso Magic Link. Os usuários podem acessar instantaneamente seus programas favoritos apertando um único botão no controle remoto, tendo à disposição um vasto leque de programas de entretenimento 4K. A proposta desses equipamentos, segundo o fabricante, é transformar a experiência de assistir TV em uma tela LCD em algo inédito.

Sem esquecer dos wearables (o tipo de tecnologia que se “usa”, uma forte tendência para o futuro). A LG, líder em tecnologia de fones de ouvido Bluetooth, apresentou uma série de produtos de áudio “vestíveis” e com funcionalidades sem fio. O lineup é encabeçado pelo TONE Studio, um alto-falante wearable que entrega um extraordinário som surround em 3D, e o TONE Free, fones de ouvido intra-auriculares e sem fio, cuja bateria é carregada sempre que eles são acoplados à neckband (fita para pescoço) que faz parte do conjunto. Mas ambos são apenas dois dos produtos que compõem a linha de fones de ouvido apresentada pelo fabricante na CES. Outros modelos destacados foram o TONE Infinim (modelo HBS-920), equipado com a tecnologia Metal Layer Speaker da LG para produzir sons limpos e puros, e o TONE Ultra (modelo HBS-820), desenvolvido em colaboração com a especialista em áudio JBL.

Por fim, já para o segmento de projetores, a LG anunciou um novo equipamento do gênero a laser – o ProBeam, modelo HF80J, concebido para garantir uma experiência de cinema em casa de altíssima performance. Isto porque o equipamento produz um fluxo luminoso de até 2 mil Lúmens, permitindo que os espectadores assistam aos conteúdos de vídeo mesmo em uma sala iluminada. O design é delgado e elegante e o produto ainda é portátil. A tecnologia Sound Sync Adjustment permite que o ProBeam seja pareado com qualquer produto de áudio equipado com Bluetooth, como alto-falantes externos ou fones de ouvido. E sua funcionalidade Wireless Mirroring emprega a tecnologia Miracast para projetar conteúdos armazenados em dispositivos inteligentes em uma tela grande. É pena que, infelizmente, ainda não exista uma previsão de chegada do LG ProBeam ao Brasil. Com tantas novidades assim, não é de espantar que a empresa tenha conquistado nada menos que 90 prêmios durante a CES 2017, incluindo o cobiçado CES Best of the Best Awards da Engadget (pela nova e revolucionária W7, uma TV OLED 4K LG Signature).