Casas conectadas: o desejo de nove em cada dez consumidores

0
Casa conectada

Uma pesquisa encomendada pela Samsung e realizada pela Antennas comprovou que o brasileiro está apaixonado pelas casas conectadas, e que a demanda por equipamentos compatíveis com este conceito só tende a crescer

A automação residencial deixou de ser um “sonho distante” e se tornou um objeto de desejo de nove em cada dez pessoas – um reflexo da popularização dessa tecnologia, que se torna cada vez mais acessível. Não por acaso, uma pesquisa recentemente encomendada pela Samsung mostrou que o consumidor já percebeu os benefícios de uma vida conectada, e o quanto isto pode melhorar o seu cotidiano.

Na pesquisa, 90% dos entrevistados afirmaram que gostariam de ter uma casa com todos os eletrodomésticos conectados, enquanto 50% disseram acreditar que isto é viável no Brasil. Um terço dos entrevistados já leva em conta a capacidade de conectar os equipamentos a outros dispositivos da casa – uma clara mudança na percepção que os consumidores têm desses produtos.

Vida conectada e equipamentos inteligentes

A pesquisa, realizada pela Antennas a pedido da marca, ainda revelou que mais de 80% dos entrevistados estão dispostos a investir em geladeiras e aparelhos de ar condicionado que podem ser controlados via smartphone, enquanto 54% acreditam que configurar comandos na TV para desligar todos os aparelhos automaticamente quando você sair de casa seria a opção mais útil no dia a dia de uma casa conectada.

“A Samsung trabalha para atender os desejos e expectativas dos consumidores e, por isso, é referência neste conceito de casa conectada”, afirma Patrícia Pessoa, diretora de marketing da divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil. “A pesquisa mostra o quanto o brasileiro tem se envolvido cada vez mais com a inovação, o que reforça que estamos no caminho correto. Nosso objetivo, cada vez mais, é entregar o maior número de produtos conectados para otimizar o dia a dia das pessoas e proporcionar experiências jamais vistas. Em 2020, a ideia é expandir ainda mais esse projeto, com novas casas conectadas. A nova era tecnológica já é uma realidade e a Samsung tem amplo portfólio para atender a esta demanda”.

Atenta aos hábitos e desejos dos consumidores, a Samsung criou, em parceria com varejistas, 13 espaços conectados chamados de “Connected Living” em 2019, em diferentes regiões do Brasil. A iniciativa permitiu à empresa mostrar ao consumidor a conectividade de seu portfólio de produtos, especialmente quando estão reunidos em um mesmo espaço. O ponto central de conexão desses equipamentos é o SmartThings, aplicativo disponível para Android e IOS que integra o conceito de IoT (Internet das Coisas), garante conectividade e funciona como um controle remoto dos aparelhos inteligentes Samsung, via smartphone.