CANTINHO DE FUGA – A VARANDA PEQUENA!

Varandas pequenas devem ser decoradas e projetadas para se tornarem um espaço de relaxamento

Texto: Redação
Imagens: Henrique Queiroga

Um lugar para ler um livro, conversar com os amigos e relaxar. Na estação mais quente do ano, as varandas podem se tornar o espaço preferido dos moradores – ambientes confortáveis e agradáveis para suportar as altas temperaturas.

Porém, quando as varandas são pequenas, elas precisam de um cuidado especial para criar um espaço bonito e funcional. É nessa hora que os profissionais da arquitetura e decoração entram em cena com dicas para melhor aproveitar esse ambiente.

“As varandinhas são muito apreciadas principalmente por moradores de apartamentos. Ter um local para pegar sol da manhã e curtir o frescor da noite também é algo muito valorizado pelas pessoas e é por isso que as varandas, mesmo quando pequenas, estão sendo mantidas nos projetos de interiores”, explicam os profissionais do escritório Situar Projetos, a designer de interiores Rosângela Brandão Mesquita e os arquitetos Eduardo Henrique e Júnia Bernanos.

Já a arquiteta Marina Dubal, do escritório Dubal Arquitetura e Interiores, acredita que, além de dar um charme especial ao apartamento, a varanda pode ter diversas utilidades e deve se adequar à vida e gostos dos moradores. “Mesmo pequena, a varanda pode servir como ambiente para relaxamento em uma rede, ou um espaço para beber um vinho com os amigos desfrutando de uma vista agradável”, conta.

Para Dubal, o ideal é sempre estudar o layout do espaço antes de iniciar o projeto. “Estudar as áreas de circulação e os cantos onde se pode prever móveis fixos deve ser o ponto de partida. Posteriormente, a escolha do mobiliário e acabamentos que resistam a intempéries, caso a varanda seja aberta. Como decoração, plantas e almofadas coloridas são sempre uma boa pedida para um ambiente aconchegante e charmoso”, destaca.

Quando se pensa no conforto do “cantinho”, vale dar uma atenção especial ao revestimento do local. Profissionais do Situar Projetos indicam que o ideal é usar revestimentos adequados para o ambiente – como a madeira que proporciona sensação de conforto e acolhimento. “Também vale mesclar com persianas e tecidos dos assentos que sejam agradáveis ao toque. Como o espaço é pequeno, é essencial evitar o excesso de objetos”, indicam.

Post a Comment

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.