Fácil de cuidar, a planta exótica traz sensação de leveza e se adapta a qualquer tipo de ambiente

Texto: Karina Fascina
Imagens: Henrique Queiroga e Daniel Mansur

Grandes, pequenos, espinhosos, floridos… os cactos saíram do “deserto”, invadiram a decoração das casas e, hoje, já se consagram como tendência para quem deseja ter um ambiente com toques rústicos e exóticos.

Nativos das Américas, principalmente do México, onde o clima seco e quente é ideal para a proliferação dessas plantas, não necessitam de manutenção – uma ótima característica para quem não tem tempo para cuidar de plantinhas, mas quer dar um toque de natureza ao ambiente. “Os cactos se adaptam bem a todo tipo de ambiente. Na decoração, eles trazem atmosfera natural aos ambientes, além de personalidade, pois são plantas diferenciadas com estética contemporânea”, afirma a designer de interiores Laura Santos.

A profissional já é adepta da técnica e, em um de seus projetos recentes, empregou uma espécie de cacto em um deck de um cliente. “Foi uma ótima escolha. Assim dá para ter uma planta no espaço sem precisar se preocupar com conservação para deixá-la sempre bonita”, conta.

A arquiteta Estela Netto também usou a planta em um de seus projetos e explica porque gosta de usar essa espécie: “O cacto é uma planta linda, com um formato escultórico que se adéquam muito bem com a decoração. Além disso, tem uma fácil manutenção”, explica.

Já os arquitetos Bruno Viana e Ivana Seabra acreditam que os cactos caem muito bem principalmente em decorações mais “despojadas”. “Essas plantas trazem sensação de leveza, luminosidade, modernidade e até uma ideia de limpeza. Temos espécies longas que são bastante elegantes, equilibrando despojamento e suavidade. O colorido predominantemente verde em tons médios e claros sempre alegra e ameniza composições de tons escuros. Sua textura peculiar e bastante variada faz com que o cacto seja um elemento de surpresa”, comentam.

Prático e bonito!
Ainda segundo os profissionais, o cacto é uma boa opção para aqueles que não têm o dom de cuidar de plantas, mas adoram a estética da espécie. “Por seu visual árido, remetendo à estética desértica e até um pouco caricatural de ambientes mexicanos e latinos, utilizamos os cactos para dar um ar descontraído e prático”, completam Bruno e Ivana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here