Com a internet e as plataformas de streaming em alta, é cada vez mais comum que as pessoas busquem navegar com bastante velocidade na rede, tanto para pesquisar conteúdos, quanto para o entretenimento em mídias. Devido a isso, o cabeamento de cobre tem caído cada vez mais no esquecimento, perdendo espaço para os cabos de fibra óptica.
Diante desse cenário, a VIA Technologies, que é líder global no segmento, lançou a linha de cabos ópticos VTric Active, que buscam atender às necessidades de transmissão de dados que a tecnologia tem exigido. O equipamento possui largura de banda de até 18 Gbps (18 bilhões bytes por segundo).
“Os aparelhos de TV são um exemplo que todos conhecem. As telas HD foram superadas pelas Full HD e surgem agora as de resolução 4K e 8K. Quem investe em entretenimento, só pode usufruir dos benefícios dessas tecnologias com um cabeamento de alta capacidade. A linha Vtric possui características que a capacitam a atender às necessidades que surgirão nos próximos anos”, explica Ubiratan Resende, diretor geral da VIA Technologies no Brasil. “Na indústria, o processo de automação e a revolução 4.0 exigem a transmissão de grandes quantidades de dados sem interferência. É às demandas que esse cenário trará que a solução é voltada”, acrescenta.
Vale ressaltar ainda que, além de aplicações domésticas, os cabos Vtric Active têm destinação industrial. Robustos, podem transmitir enormes volumes de dados entre sistemas para análise em tempo real, ininterruptamente, por longas distâncias e sem degradação de sinal.
Segundo Resende, a solução beneficia, inclusive, estúdios de gravação. “A produção de áudio e vídeo pode ser afetada por interferências na transmissão de dados. Isso não acontece com um cabeamento óptico. Além disso, os arquivos de som e vídeo são extremamente pesados. Esses cabos possibilitam que a transmissão ocorra em frações de segundo”, concluiu.