Uma garagem, edícula ou canto mais afastado da residência pode se tornar a sua “Caverna do Homem”

Texto: Fabio Tucci

Foto: Divulgação

O fato é que estamos vivendo em tempos complicados, e isso ninguém pode contestar. As notícias atuais nos atingem em cheio, desde o altíssimo grau de corrupção de nossos políticos a ataques terroristas que eclodem no resto do mundo… Sem falar nas crescentes tensões econômicas.

Para um pai de família, retornar são e salvo ao seu porto-seguro – o próprio lar –, depois de um dia de trabalho, já é quase uma vitória, a ser comemorada como tal. Daí surgiu o conceito de “Man Cave”, ou “Caverna do Homem”. O seu templo sagrado, o ambiente onde os homens deixam as preocupações do lado de fora e mergulham em um universo único, totalmente pensado e desenvolvido por eles, sem interferências de qualquer ordem. Sim: isso é possível!

“CLUBE DO BOLINHA”

Normalmente esta caverna masculina encontra-se em um ambiente reservado, que pode variar entre um quarto, sala, edícula ou garagem convertido em um pequeno clube, onde os homens podem curtir seus hobbies, jogos, estudos, filmes, treinar habilidades manuais ou realizar reuniões entre amigos.

Por questão de espaço, nem todos podem dispor de uma área exclusiva para se dedicar a um hobby ou ouvir música em um volume mais alto sem incomodar o resto da família. Mas até espaços reduzidos e semi-isolados do restante da casa podem ser transformados em uma “Man Cave”.

Entretanto, é claro que uma garagem ou depósito desativado, assim como uma edícula, seriam os melhores espaços para se transformarem nesses “abrigos”. Para os que moram em casas, tais espaços, que são construídos de forma anexa à residência, são potenciais “Cavernas do Homem”, minimizando eventuais transtornos causados pelo barulho gerado por reuniões com os amigos nos fins de semana, regadas a música e a muitas risadas.

Os equipamentos de áudio e vídeo são peças fundamentais para equipar o espaço, que pode contar, também, com uma mesa de Ping-Pong ou de Sinuca, assim como frigobar e um enorme e confortável sofá. Um amigo e cliente, que se aposentou de uma carreira no Banco e mudou-se para o interior, criou seu espaço na edícula da casa, onde o tema principal é sua coleção de equipamentos Vintage. Entre estes, receivers Marantz, tape-decks Akai, toca-discos Thorens e tuners Sansui, entre outras relíquias. No mesmo ambiente, é possível ver posters de bandas de rock dos anos 1960-1970, com iluminação “olho de Moscou”.

O espaço é frequentado por amigos nos finais de semana e as audições de discos de vinil e cassete são acompanhadas por vídeos dos artistas, projetados em um telão de dimensões generosas. Tudo é acompanhado por bons vinhos italianos, outra paixão do proprietário. É de dar inveja!

TRATAMENTO ACÚSTICO

A decoração de uma “Man Cave” não precisa seguir um tema específico, a não ser que você seja fã de alguma série ou super-herói e queira ter a sua “bat-caverna”, como no famoso seriado Batman, dos anos 1960, onde até o carro do homem-morcego era parte da decoração. Uma Jukebox, mesa de fliperama ou videogames antigos podem compor muito bem o “look” do espaço, que também precisa contar com um bom tratamento acústico, dependendo da localização do ambiente.

O projeto deve contar, ainda, com infraestrutura para receber iluminação indireta com lâmpadas de LED, economizando energia, além de ar-condicionado, pontos para Internet Wi-Fi e previsão para instalação de tela e projetor. E uma parte elétrica bem-dimensionada, com tomadas com circuitos independentes, é fundamental em um projeto desse porte.

Se sua intenção principal for o isolamento, para se “desplugar” do mundo, a “Man Cave” pode ser o seu “bunker do sossego”. Mas não pode faltar um sistema de som estéreo ou multicanal, já que o local pede uma trilha sonora personalizada, e o bom e insubstituível home theater. Mãos à obra!