BOOMSPDESIGN 2019

BOOMSPDESIGN 2019 traz Harry Allen como designer do ano, além de instalações conceituais e a valorização do desenho autoral

A edição 2019 do BOOMSPDESIGN chega com diversas novidades: Harry Allen como Designer do Ano; documentário de Oscar Niemeyer; palestra com Jayme Vargas sobre Gregori Warchavchik; super instalação de Adam Kurdahl como um manifesto de sustentabilidade. A mostra Design 2×2 também trará diversos lançamentos de nomes consagrados e jovens alentos do design. 

O BOOMSPDESIGN, Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de agosto, no Lounge Bienal, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque Ibirapuera, é um dos eventos mais esperados do Design Weekend, a Semana de Design de São Paulo, considerado o maior festival de design urbano da América Latina.

Beto Cocenza, idealizador do BOOMSPDESIGN, conquistou, ao longo dos anos, uma expertise para unir, no mesmo espaço, talentos que estão despontando no segmento e nomes já consagrados e que deram início na sua trajetória dentro do evento, que chega em sua 12ª edição. São nomes de peso que chancelam a importância do fórum no calendário de design no país.

Um dos destaques é Harry Allen como Designer do Ano. Harry Allen trará um projeto exclusivo para a edição de 2019, apoiado pela FLORENSE. O designer vai exibir a instalação Vagalume, uma homenagem de Allen à fauna brasileira e uma conexão com as famosas fábulas das fazendas norte americanas. Serão centenas de vagalumes executados em impressão 3D, em parceria com a Design in Fill, que usou a anatomia de um vagalume real, encontrado na fazenda de Harry Allen nos Estados Unidos.

O designer, conhecido por seu icônico “Pig Bank”, tem uma trajetória de sucesso no mundo do design. Harry Allen criou sua consultoria em design em 1993 e, desde então, tem criado móveis, luminárias, além de produtos como embalagens e objetos, entre eles a premiada embalagem do perfume BANG de Marc Jacobs. Seu trabalho envolve várias coleções, que já foram comercializadas pelas famosas “lojinhas” do MOMA, PAMM (Pérez Art Museum Miami), Guggenheim, entre outros. Seu constante interesse em arte, novos materiais e uma abordagem sistemática em design tem levado a desenvolver alguns dos produtos mais funcionais e inteligentes ao redor do mundo.

“Trazer Harry Allen para a edição 2019 vai ser um passo importante para o BOOMSPDESIGN, que sempre inovou em apresentar profissionais renomados mundialmente e também enaltecer novos talentos nacionais”, comenta Beto. Já foram homenageados Luis Pons (Venezuela/EUA), gt2P (Chile), Dror Benshetrit (Israel/EuA) e Tom Price (Londres) e os brasileiros Ruy Ohtake e Zanini de Zanine.

BOOMSPDESIGN 2019
Design e sustentabilidade

O BOOMSPDESIGN tem traçado uma trajetória que ultrapassa os limites do evento, fazendo conexões entre marcas, designers, profissionais e a indústria. Exemplo disso é a inauguração da nova loja da Florense em agosto, que ganha projeto do israelense Dror Benshetrit que, em 2017, foi o Designer do Ano do fórum e criou  uma instalação em madeira. Essa instalação, agora, dá vida à fachada da nova loja, toda em aço corten. Essa parceria se deu por intermédio de Beto Cocenza, curador arquitetônico da flagship na Alameda Gabriel Monteiro da Silva.

Instalações

Este ano, o BOOMSPDESIGN contará com diversas instalações, criadas por profissionais e marcas parceiras, com a finalidade de oferecer uma experiência sensorial aos visitantes, além de mostrar novas formas de viver o design.

Além da instalação de Harry Allen, o fórum terá um espaço conceitual criado pelo arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl e sua equipe da SPOL Architects, escritório com base em São Pauloe Oslo, na Noruega., Será a instalação principal do evento, onde aproximadamente 10 mil folhas de papel usadas por escritórios renomados de arquitetura, tratadas com material antichamas, formarão uma grande escultura pendente do teto, mostrando a importância de ressignificar os recursos naturais. “A proposta visa reutilizar a nossa maior fonte de resíduos, o papel. O papel é o principal resíduo dos escritórios de arquitetura”, comenta Adam Kurdahl. “Em média, um brasileiro gasta 10.600 folhas de papel por ano, o que significa que cada pessoa consome uma árvore e meia por ano. Somos 206 milhões de pessoas no Brasil, 2,18 trilhões de folhas são consumidas no brasil por ano.”

Apresentando esses números impactantes, a SPOL Architects quer demonstrar como podemos pensar de forma artística e generosa, uma nova consciência para com os recursos naturais. O projeto arquitetônico da instalação trabalha a volumetria geométrica das folhas penduradas, trabalhando concomitantemente com a planta do piso, tendo como referência a cenografia do filme Dogville, de Lars Von Trier, de 2004. Além dessa interação intensa com a instalação, o visitante do BOOMSPDESIGN poderá levá-la um pouco dela para casa. Em uma área do projeto, os criadores dispuseram pranchas que os escritórios de arquitetura descartam, para que os visitantes possam levá-las como lembrança do evento. “As pranchas que sobrarem serão recicladas para produzir blocos de papel para os escritórios de arquitetura, clientes e amigos”, explica Adam.

Palestras e talks

Para esta edição do BOOMSPDESIGN, diversas palestras e ações foram confirmadas, que vão abranger diferentes assuntos voltados à arquitetura, design, consumo, negócios, arte e cultura. (saiba sobre todas as ações no no nosso material completo (link acima). 

Um dos destaques é a exibição do documentário “Oscar Niemeyer – A Luta é Longa“, de Bernardo Pinheiro. Produzido durante os dois últimos anos de vida do arquiteto brasileiro mais famoso do mundo, o filme mostra o dia a dia de Oscar Niemeyer após completar 100 anos. A exibição do filme será seguida de um talk com o diretor Bernardo Pinheiro e Jair Valera, arquiteto-chefe do escritório de Niemeyer e que foi o braço-direito do arquiteto por 40 anos, compartilhando e convivendo diariamente a realidade do escritório, seus projetos e realizações. O tal também terá a presença de Veronica Zalszupin, filha de Jorge Zalszupin. No documentário, Jair Valera e Luiz Alberto Oliveira, físico e professor do mestre, contribuem com depoimentos para construir a narrativa junto com nomes como Paulo Mendes da Rocha, Frank Gehry e Richard Rogers. O diretor estará presente para um talk após a exibição do filme.

Jayme Vargas fará a palestra “Gregori Warchavchik, o primeiro moderno do Brasil: legado e herança”, onde falará sobre a trajetória de Gregori Warchavchik, pioneiro da arquitetura moderna brasileira. Ele também discutirá pontos do seu livro recém-lançado, “Gregori Warchavchik – Design e Vanguarda no Brasil”, que aborda como Warchavchik trabalhava os ineriores e o mobiliário como elementos fundamentais na construção da sua arquitetura.

Design 2×2

Pela terceira vez, a exposição DESIGN 2×2 traz novos talentos do segmento em companhia de criações de profissionais já renomados. É uma vitrine para esses profissionais serem apresentados a empresas, indústrias, lojistas e arquitetos. Os participantes são Eloisa Piardi Ricchetti, Enzo Sobocinski, Ale Alvarenga, Demetrio Chryssanthos Koutsantonis, William Kass, Reinaldo Sasai, Marcos Bazzo, Leonardo Bueno e Ellion Cardoso. Saiba sobre todas as peças que serão lançadas no nosso material completo (link acima). 

Iniciativas para valorizar o design autoral

O Club Casa Autoral acontece pela terceira vez, com o intuito de valorizar a criação autoral dos profissionais associados ao Club&Casa Design. Organizado pelo clube, o projeto tem curadoria de Beto Cocenza e coordenação de Matheus Luiz, que organiza workshop com professores de vários segmentos, onde os profissionais tem a oportunidade desenvolver suas ideias e produzir seus protótipos em parceria com os lojistas associados no Estado de São Paulo e ficam expostos durante todo o evento. Para este ano, os participantes estão desenvolvendo um cabideiro.

Além dessa iniciativa, o INOVARCH chega à sua segunda edição, por conta do sucesso no ano passado, que reuniu empreendedores e entusiastas da inovação nos setores da arquitetura, design e construção. Serão diversas palestras e talks organizados pelo Club&Casa Design, com coordenação do CEO do Club&Casa, Thiago Sodré.

Outra iniciativa de peso é o Concurso Opera Chair 2019, idelizado pela Opera House com curadoria de Beto Cocenza. Em sua segunda edição, o concurso é voltado para o mercado de arquitetos, designers de projetos e interiores, com o intuito de atender às demandas de inovação do setor moveleiro nacional, como mais uma vitrine de tendências que pretende ampliar a divulgação e valorização do mercado nacional. “Projetamos essa edição tendo em vista a possibilidade de ajudar no crescimento dos profissionais do mercado. Levar o nome do ganhador através de um produto autoral é apresentar ao Brasil talentos que, muitas vezes, ficam escondidos”, explica Renan Tozatti, coordenador do concurso. Para o BOOMSPDESIGN 2019, serão expostas duas poltronas vencedoras do concurso no ano passado. A lista de jurados segue a excelência e o nível do concurso: Brunete Fraccaroli, Helen Granzote, Leo Shehtman e Maximira Durigan, entre outros, fazem parte do júri. O regulamento completo e o formulário para a inscrição poderão ser encontrados no evento.

Parcerias e preocupação com a sustentabilidade

As famosas e desejadas sacolas do BOOMSPDESIGN ganham um parceiro de peso nessa edição. A Plast Vinil é a responsável por executar a peça, que utiliza o material ECOGREEN, um PVC totalmente biodegradável.

BOOMSPDESIGN 2019

Data – 19 a 21 de agosto

Local – Lounge da Bienal – Pavilhão Ciccillo Matarazzo – Parque Ibirapuera

Horários – Seg 19/8: 12h-20h

Ter 20/8: 10h-20h

Qua 21/8: 10h-20h

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.