AUXÍLIO AO CONSUMIDOR

Abilumi lança campanha para tirar dúvidas do público quanto à escolha de lâmpadas de LED

A iluminação de LED nos permite ter ambientes mais personalizados e econômicos (já que consomem menos energia elétrica), mas ainda existe o mito de que isto tornou mais difícil a compra de uma lâmpada – já que, até então, estávamos acostumados

a utilizar os Watts (potência) como critério de escolha. Para se ter uma ideia, uma lâmpada incandescente de 60W corresponde a uma fluorescente compacta de 15W (que, por sua vez, equivale a uma LED de 9W). Mas tudo fica mais simples quando se compara a quantidade de Lúmen (lm) de cada lâmpada, que é a unidade de medida do fluxo luminoso emitido.

        Para esclarecer as dúvidas do consumidor, a Abilumi (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação) lançou a campanha educativa “Você sabe escolher a lâmpada LED?”, cujo objetivo é informar o público para que adote o melhor critério na hora de adquirir tais produtos. Confira as dicas:

∙ Sempre verifique os dados da embalagem. O preço não deve ser o critério mais importante!

∙ Só compre lâmpadas com o selo do Inmetro, o que significa que estão em conformidade com as normas técnicas.

∙ No tempo das lâmpadas incandescentes, quanto maior fosse a potência em Watts maior seria a quantidade de luz emitida. Hoje, com as novas tecnologias, uma quantidade de luz maior nem sempre está associada a uma maior potência consumida por uma lâmpada.

∙ É importante verificar na embalagem a quantidade de Lúmen (lm) da lâmpada (que é a unidade de medida do fluxo luminoso emitido).

∙ Watt (W) é a unidade de potência relacionada à quantidade de energia que uma lâmpada usa para produzir luz. Assim, duas lâmpadas podem produzir a mesma quantidade de luz, consumindo potências diferentes.

∙ Ao comparar duas lâmpadas com a mesma potência, prefira a que oferecer mais lúmens. Você vai iluminar adequadamente seu ambiente, gastando menos.

∙ Compare as eficiências das lâmpadas, que são medidas em lúmens por Watt, o que significa o quanto ela vai consumir de energia elétrica para iluminar um ambiente.

∙ O rendimento luminoso indica quantos lúmens são produzidos a cada Watt de energia consumido. Quanto maior o valor, mais vantajosa é a lâmpada.

∙ A lâmpada incandescente de 60W tinha em média um fluxo luminoso de 1.018 lúmens. Ela equivaleria hoje a uma LED de 12W, cujo fluxo luminoso médio é de 1.055 lúmens, ou seja, o LED ilumina mais, com uma economia de energia de 80%.

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.