APRENDA COMO DECORAR A CASA DE PRAIA

0
Foto: (Por Celina Germer/ Divulgação)

Por: Wanderley Ribeiro

Arquiteta dá sugestões para a decoração da casa de veraneio

Quem tem uma casa de praia sabe, o espaço deve ser o mais agradável, confortável e funcional possível. Afinal, é bem provável que seus melhores momentos de descanso e diversão aconteçam nela, não é mesmo? Pensando nisso, a arquiteta Karina Korn separou algumas dicas especiais de como manter o espaço sempre incrível.

Uma das maiores preocupações de quem tem uma casa na praia, é o fato de que como muitas vezes é utilizada apenas em feriados ou temporadas, é comum que o lugar fique um bom tempo fechado, o que pode acabar resultando no tão desagradável cheiro de mofo. “Isso é comum: a maresia das cidades praianas é inimiga da conservação dos móveis e tecidos”, explica a especialista.

Segundo ela, a melhor alternativa é sempre ter pontos de ventilação, pensados durante a arquitetura da casa, para que ela receba luz e ar. “Na decoração, quando usarmos tecidos devemos investir naqueles com maior resistência à umidade”, aconselha Karina. “Os impermeáveis são os mais indicados, embora não sejam os mais preferidos por conta da sensação de toque. Como alternativas, o couro náutico combina conforto, durabilidade e boa aparência. O material é confeccionado a partir de vinil ou PVC, com qualidade antimofo e alta resistência à água e ao sol”, completa.

Foto: (Celina Germer/ Divulgação)

De acordo com a arquiteta, outra dica é investir em móveis com portas ripadas, permitindo a ventilação interna para preservar também o que há dentro deles. “Quando forem de madeira, a dica é impermeabilizar e envernizar o material: assim as superfícies se tornam protegidas e mais fáceis para limpar”, ressalta. “Também vale prestar atenção nos metais escolhidos. Ferro e metal cromado são mais suscetíveis à oxidação, enferrujando facilmente com a maresia. Nos ambientes praianos, a preferência deve ser por inox e alumínio”, complementa.

Agora, quando o assunto é praticidade e funcionalidade, a profissional ressalta a importância de escolher bem os revestimentos. Afinal, ninguém quer passar os dias de férias limpando toda a casa. É preciso pensar, por exemplo, em pisos para área externa que não deixem tão evidente a inevitável presença de areia. “Procure por materiais menos porosos, com acabamento fosco, principalmente. Costumo especificar os porcelanatos acetinados e granitos, que também contribuem para o conforto térmico”, afirma Karina.

Após decididas as medidas de preservação e boa utilização do espaço, a profissional separou algumas sugestões para a decoração do ambiente. “Sempre busco combinar o bom senso com o gosto pessoal dos moradores. Ainda assim, prezo pela arquitetura de interiores para a praia que valoriza as cores claras, mais leves e que remetam ao frescor”, comenta Karina. “A paleta praiana também pode receber toques de azul, integrando os ambientes internos à paisagem”, indica.

Já em relação às cores, a profissional diz que quando se trata de casa de praia, a ousadia é permitida. “Nas residências comuns, cores costumam ser aplicadas mais pontualmente. Isso acontece porque, para grandes móveis, preferimos tons neutros ou que não choquem o olhar, mantendo a decoração mais atemporal e menos cansativa. Na casa de temporada a história é diferente. Nela é permitido ousar”, pontua Karina.

Foto: (Celina Germer/ Divulgação)

A arquiteta também dá uma sugestão para quem tem uma casa de praia com piscina. “Na área externa, podemos criar ambientes em torno da piscina. Com uma fileira de espreguiçadeiras e mesinhas de apoio, temos uma área ideal para tomar sol. Do outro lado do espaço, um ombrelone pode fazer sombra para outros móveis de área externa – sofás, mesa e poltronas criam um estar agradável para curtir as tardes de sol”, sugere.

E para finalizar, dá uma última dica para o uso da madeira no espaço. “Apesar de precisar de tratamento e manutenção específicos, como mencionado, a madeira também combina – e muito – com casas de veraneio. Ela confere efeito rústico sofisticado, tornando a casa mais ligada ainda ao natural, além de acolhedora. Aparece tanto nos móveis, quanto nos decks à beira da piscina”, encerra.

Foto: (Celina Germer/ Divulgação)