Rádios mudam sua interação com ouvintes

Apostando em podcasts e em atrações mais interativas, o rádio está se reinventando para os novos tempos

Fotos Shutterstock.com (por Billion Photos e David MG)

Novo perfil do consumidor levou rádios como a 89 FM a reformular sua interação com ouvintes

Quem diria: as novas tecnologias deram ainda mais força a uma das vertentes mais tradicionais da comunicação: o rádio. O próprio aumento da demanda por podcasts (arquivos de áudio disponíveis na internet e que abordam temas diversos) comprova que essa mídia ainda tem muito a oferecer. E pensar que alguns pessimistas chegaram a prever o fim do rádio na época em que a TV surgiu!

O que acontece é que a rede mundial tornou muito fácil o acesso a gravações de entrevistas, análises e até programas, criando um ambiente propício à disseminação dos podcasts. O recurso ainda está em fase de consolidação, mas já é visto como um dos responsáveis pela revitalização da plataforma.

Novas atrações nas rádios

Podcasts são cada vez mais procurados pelo público

Trata-se de uma tendência mundial, considerando que, nos EUA, os podcasts fazem parte da rotina mensal de 26% da população. A abrangência ajudou a conquistar dinheiro e promoveu adaptações para a TV e outras mídias. Consultores estimam investimentos de quase US$ 700 milhões nesse tipo de mídia.

No Brasil, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (Abpod) com duas mil pessoas que estão regularmente conectadas à internet aferiu que 32% nunca ouviram falar de podcast. Por outro lado, 40% do público já acompanhou ao menos um programa desse tipo. E oferta em podcasts é o que não falta, já que mais de três mil projetos desse tipo foram realizados em 2018, em todo o país. Os maiores consumidores são os paulistas, que correspondem a 37% do total.

Rádio 89 FM aposta em maior aproximação com o público

Já que a busca por dinamismo e interação aumentou, os programas exibidos nas grades tradicionais das rádios estão se adaptando aos novos tempos. É o caso do Esquenta, exibido diariamente na Rádio 89 FM. A atração conquistou um público fiel e está na liderança do horário, segundo o IBOPE. Exibido ao vivo, a partir das 22h, o programa aposta em temas diferenciados e na interatividade com o público.  

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.