Apesar de ser ignorada em muitos projetos de design e decoração, a fachada é o cartão de visitas da sua casa. Arquitetas dão dicas sobre o assunto
A fachada é o cartão de visitas de qualquer residência. Além disso, é uma peça fundamental para a questão do urbanismo da rua e até da cidade. Entretanto, além dos padrões estéticos é necessário também que o espaço seja seguro e funcional.
Pensando em questões como essas, as arquitetas Carmem Avila, do escritório Carmem Avila Arquitetura, e Cristiane Schiavoni, do Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, separaram algumas dicas importantes que facilitam qualquer processo, tanto de construção, como de reforma da sua fachada.
Para começar, as profissionais pontuam a questão da estrutura. De acordo com elas, antes de começar a obra é fundamental observar as vigas e pilares, pois são questões fundamentais para viabilizar alterações das aberturas, vãos e, até mesmo, a inserção de novos elementos na composição da fachada. “Esse é um dos itens mais complicados de resolver no projeto, pois essas aberturas, além da função necessária, compõem a estética, que precisa estar alinhada com o conceito adotado”, conta Cristiane.
Em seguida, a arquiteta ressalta a importância da escolha dos materiais, que deve ser baseada em durabilidade e resistência às intempéries. Além disso, devem ser simples para limpar e de fácil manutenção. “A fachada é uma parte da casa que não é reformada com frequência e deve ser preservada”, aconselha. Segundo ela, o revestimentos mais adequados são os porcelanatos, cimentícios e pastilhas. “É preciso tomar cuidado com o tipo de argamassa para assentamento, de forma a evitar problemas futuros”, complementa.
Ainda sobre os materiais, Cristiane reforça que as pedras naturais ganharam bastante força, sendo uma ótima opção de material para criar volume na composição da entrada de residências. No quesito pintura, as tintas acrílicas são as mais indicadas, para as paredes, devido sua alta resistência às intempéries. A especialista ainda destaca a importância da aplicação dos venizes para as partes em madeira e tinta esmalte, ou à base de olho, para as partes em ferro.
Outro ponto que deve ser bem pensado é a questão da iluminação. Para Carmem, um bom projeto luminotécnico valoriza a fachada e a casa. “É importante terdois tipos de iluminação, a funcional e a decorativa”, fala. A arquiteta ainda complementa pontuando a relevância do muro em projetos. Para ela, mesmo não sendo um elemento favorito para muitos arquitetos, deve ser considerado, pois interfere no resultado final. “Cada projeto pede uma solução diferente e pode ser conciliado com o portão, escondido com um revestimento e, até mesmo, ser transformado em um jardim vertical”, completa.
E, para finalizar, as arquitetas falam sobre a escolha do portão. Para Cristiane, o item extrema importância para a valorização da fachada, mas é necessário considerar um equilíbrio entre arquitetura e a segurança. “Se ele for muito fechado, a arquitetura da casa fica escondida. Caso seja muito aberto, não dispõe da segurança necessária para a residência”, encerra.