Versáteis, figuras geométricas estão em alta na decoração e criam ambientes criativos e futuristas

Texto: Karina Fascina
Imagens: Jomar Bragança e Rodrigo Tozzi

Fora dos livros de matemática, elas estão presentes em diversos prédios históricos – como em diversas obras de Oscar Niemeyer – e já eram utilizadas na Idade da Pedra e pelos gregos e romanos, o que rendia belos traços nas construções finalizadas.

Com formas variadas, as figuras geométricas chegam em alta na decoração e devem se tornar a “queridinha” de quem procura figuras expressivas e estampas elaboradas para compor os ambientes. Quando bem utilizados, os traços, ângulos e formas trazem profundidade e possibilitam até mudar o formato do ambiente. “A geometria pode aparecer por meio dos acabamentos em paredes, capas de almofadas, em tapetes, azulejos, papel de parede, objetos decorativos, móveis e muitas outras opções”, explicam os profissionais do escritório Bellini Arquitetura, Design e Decoração, a designer de interiores Danielle Bellini e o arquiteto Luís Gustavo Bellini.

Para eles, o principal ponto positivo da técnica é a sua versatilidade – o que permite criar ambientes descontraídos e divertidos, mas sem perder a sofisticação. “Tudo isso depende do desenho escolhido. A versatilidade é um ponto forte nesses acabamentos, com criatividade e conhecimento dá para criar composições incríveis”, contam Danielle e Luís Gustavo.

A designer Melina Mundim é adepta desse recurso e acredita que as figuras geométricas se encaixam em todos os estilos. “Pode ser combinada com cores marcantes para ambientes contemporâneos, cores neutras para valorizar obras de arte ou com estampas para um ambiente de mais personalidade. Os padrões geométricos permitem um visual impactante e agradável”.

Outra maneira de usar as figuras geométricas é utilizar as curvas e linhas para complementar com os outros elementos que estão no ambiente, com charme e um toque futurista. “É sempre vantajoso tirar partido da geometria existente. Contudo, para um décor impactante, utilizar de mobiliários e outros artifícios com linhas curvas é interessante para transmitir leveza”, encerra Melina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here