5 RESPOSTAS SOBRE QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO

0

Ao realizar uma reforma ou construção, a parte elétrica também passa por modificações. Veja as 5 perguntas mais comuns envolvendo a parte principal da rede elétrica, dentro de casa

Quando o assunto é instalação elétrica, seja de uma casa ou um escritório, o quadro de distribuição é peça chave no projeto. Responsável por abrigar os dispositivos de segurança e controle dos circuitos elétricos. É dele que partem todos os fios utilizados em tomadas, lâmpadas, cozinha e chuveiro, por exemplo. Confira a seguir uma lista com cinco respostas para as dúvidas mais comuns envolvendo o dispositivo:

Porque preciso identificar cada circuito elétrico?

É no quadro de distribuição que se dividem as cargas elétricas, ou seja, é onde se decide quanto cada fio pode suportar (tomada da cozinha, aparelhos elétricos, geladeira, micro-ondas, etc.) sem colocar em perigo a segurança da instalação. Além disso, chuveiros, torneiras elétricas e máquinas de lavar que aquecem água demandam um disjuntor exclusivo. Justamente por esse motivo é obrigatório identificar cada circuito: facilita a manutenção, diminui o risco de sobrecargas e evita possíveis transtornos caso algum circuito tenha que ser desligado.

Quem faz a avaliação do projeto elétrico?

Não são poucos motivos para perceber que devido às necessidades das capacidades de amperagem e detalhes técnicos necessários para suportar os equipamentos em cada projeto elétrico, como disjuntores, DR e DPS, o quadro de distribuição deve ser dimensionado por um engenheiro ou técnico da área elétrica. O eletricista responsável deve avaliar quais e quantos dispositivos de proteção são necessários e também fazer uma previsão para futuras instalações e circuitos.

O que é importante considerar na hora de comprar o quadro de distribuição?

Além de estar dentro das especificações da norma, o quadro de distribuição deve atender às necessidades do projeto elétrico. A aquisição apenas pelo preço pode induzir à compra de um produto que não atende às especificações técnicas da instalação elétrica da sua residência ou comércio. Dê preferência às marcas consolidadas e faça o comparativo entre os produtos que estão dentro das especificações.

De que material deve ser a caixa de distribuição?

Um quadro de distribuição de baixa qualidade pode aquecer em caso de sobrecarga ou curto circuito, ou seja, para garantir a proteção contra qualquer tipo de contato o quadro de distribuição não pode ser um condutor de energia. As novas caixas de força empregam materiais que não propagam chamas, como plásticos de engenharia.

Porque precisa ficar em local acessível?

O principal risco de instalar o quadro de distribuição em local inadequado está no seu acesso, criando dificuldades para manutenção e aumentando os riscos para a segurança. A caixa de distribuição deve permanecer à vista, sem obstáculos que dificultem o acesso a ela, e com uma abertura mínima da porta de 90º. Portanto, resista à tentação de cobrir a portinha para disfarçar!