Assinado pelo arquiteto Bruno Moraes, projeto foi criado para um apartamento no bairro do Ipiranga
Fotos Luis Gomes
Com uma área de 53m², este apartamento no bairro do Ipiranga (São Paulo/SP) foi consideravelmente “ampliado” por um belo e criativo projeto de decoração assinado por Bruno Moraes. O arquiteto transformou o imóvel em um lar contemporâneo e repleto de charme, o que se deve a um conjunto de soluções criativas e ao bom gosto de Bruno, evidente em cada detalhe do layout.
O desejo da proprietária era que o apartamento fosse o mais amplo possível, para que ela pudesse receber amigos e familiares em casa com todo o conforto. Um estudo da planta original foi o ponto de partida para que Bruno pudesse atender a esse desejo, analisando quais paredes poderiam ser eliminadas (uma vez que o projeto do edifício, realizado pela construtora, utilizou a alvenaria estrutural). Por conta da inviabilidade de alterações estruturais muito profundas, o arquiteto percebeu que as possibilidades de integração estavam concentradas entre a varanda e a sala de estar.
Soluções criativas
Um dos artifícios utilizados para isto foi o nivelamento do piso, que contribuiu para a almejada sensação de “aumento” da área social. Nessa parte, o profissional inovou com outra solução para a jovem moradora, que queria uma varanda gourmet com churrasqueira tradicional. “Nessas horas, sempre precisamos consultar a infraestrutura do prédio e, nesse caso, constatamos que as condições embargavam essa realização”, lamenta Bruno.
A solução foi apelar para a criatividade: a varanda gourmet pode ser viabilizada por meio da instalação de uma churrasqueira elétrica e de uma decoração jovial, na qual se destacam revestimentos ‘mais vivos’ e detalhes geométricos em branco e azul, assim como uma bancada em laca e estilo provençal e uma exclusiva poltrona em madeira e fixada por corda. “Embora em um espaço pequeno, queríamos que ela se sentisse em uma varanda de uma casa, com vista para a cidade”, prossegue o arquiteto. “E a julgar por seu sorriso e satisfação, conseguimos transmitir essa essência”.
O layout trouxe uma sala de TV mais reservada, uma sala de jantar e um espaço de estar integrado com a varanda. Outro destaque é a televisão, que fica em um suporte giratório e pode ser direcionada de acordo com a necessidade do momento. Para que os ambientes conversassem entre si, harmonizando-se dentro de um mesmo contexto, piso de porcelanato (imitando o cimento queimado) foi aplicado em todos os ambientes. Da mesma forma, a madeira que compõe o sofá-futon se faz presente no pórtico que conecta a sala à varanda.
Cozinha ilha
Ideias igualmente inspiradas permitiram que a propriedade ganhasse uma cozinha à altura dos demais ambientes do apartamento. Neste espaço, um dos destaques é a ilha com cooktop e coifa. Na parte interna, sua composição traz eletrodomésticos com pintura em inox, marcenaria em dois tons (que embutiu itens como o forno e o micro-ondas) e o backsplash composto por revestimento cerâmico com efeito 3D. A porta que dá acesso à área de serviço foi executada em serralheria e possui um charmoso visual retrô.
No piso, na bancada e na pia esculpida do lavabo, foi utilizado o revestimento Prime Piguês. Este ambiente ainda ganhou um toque intimista com a instalação de uma fita de LED ao redor do espelho (que foi afastado 8 cm da parede). Já no dormitório, o clima é de conforto e acolhimento, uma sensação reforçada pela presença de uma cabeceira que cobre toda a extensão da parede. Complementam a estética deste espaço lindos pendentes laterais do Armazém da Luz e um closet de 1,75m². Sem esquecer o banheiro da suíte, que é muito funcional, além de transbordante de charme. “O espaço permite que ela possa acomodar seus produtos pessoais de skincare”, conclui Bruno, que ainda providenciou um revestimento de seixos para as paredes da área de banho.