Nova tecnologia de rede móvel pode ser lançada em no máximo três anos, entregando uma maior largura de banda e maior velocidade de conexão
A tecnologia móvel vem evoluindo exponencialmente nos últimos anos. Além, de smartphones com ainda mais funcionalidades, a internet para a utilização deles, também tem evoluído. Depois do 3G e do 4G, o 5G é o próximo passo e ele pode estar ainda mais próximo do que pensamos. Sendo uma evolução de sua antecessora, essa nova rede de dados marcará o início de uma conectividade ainda mais rápida e potente.
Quando ela chegar, com previsão para 2020 em alguns países, ela será uma alternativa para o que já existe atualmente, ou seja, uma nova oferta e não um substituto do atual sistema. Por outro lado, com o seu avanço tecnológico será possível acessar de maneira mais rápida a internet em lugares com múltiplos dispositivos navegando em uma alta taxa de troca de dados. Estima-se que nos próximos dez anos as redes wi-fi precisem lidar com um trafego de dados 10 mil vezes maior do que o realizado em 2010, e o 5G conseguirá atender essa demanda, disponibilizando velocidade de 1 GB com uma latência inferior a 10ms (atualmente o 4G entrega 50 MB em 100ms).
Infelizmente o Brasil ainda não possui um plano público para a próxima tecnologia, visto que a atual ainda não cobre na totalidade todo o território e sim apenas 55%. Entretanto, no início desse ano a Anatel informou que já começou a revisar a regulamentação para a futura implantação e o relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) estará pronto no primeiro semestre de 2018, e com ele será possível ter uma nova ideia de como serão os próximos episódios.