Muitas pessoas possuem mesas de madeira e as marcas de água podem ser um problema para o móvel

Fotos e fonte: Brian Bennett/CNET

As marcas de água, normalmente deixadas por copos gelados ou pratos quentes em contato direto com a madeira, deixam um aspecto ruim no móvel. Para nossa sorte, nem todas as manchas são eternas e com algumas coisas simples e as dicas a seguir é possível remove-las sem a presença de um expert no assunto. Mas cuidado, qualquer descuido pode estragar ainda mais a peça, então siga as dicas com cuidado e experimente primeiro em lugares que ficam escondidos.

  1. Identifique a mancha

Ela é branca, marrom escura ou mais voltada para o preto? Quanto mais clara a marca, mais fácil será a remoção.

Quando ela for branca quer dizer que a água, causada pelo suor do copo com líquido frio, ou do vapor condensado de algo quente, não penetrou na madeira propriamente dito. Nesse caso, quer dizer que o problema está apenas no acabamento. As manchas amarronzadas e pretas, por outro lado chegaram até a madeira propriamente dito e precisaram de um cuidador maior.

  1. Mancha clara? Tudo o que você precisa é um ferro de passar

Uma maneira fácil de lidar com as manchas claras é colocar um pouco de calor e pressão em cima. Para isso, você precisará de um ferro de passar e uma peça de tecido não abrasivo. Com a temperatura fixa na mais baixa temperatura, coloque o pano escolhido sobre a mancha. Antes de começar os movimentos, verifique se todas as funções de vapor do ferro estão desligadas, caso contrário a técnica irá gerar mais manchas. Quanto aos movimentos, use pouca força e os faça sempre na mesma direção. Verifique constantemente o progresso e veja o resultado.

  1. Para as manchas escuras, pegue uma escova de dentes

As vezes a água passa da superfície e chega até a madeira, dessa forma as manchas mais escuras aparecem. O ferro, infelizmente, não consegue dar conta. Nesse caso, o ideal é utilizar escova e pasta de dente. Use uma pouca quantidade de pasta, escove suavemente toda a marca d’água. Certifique-se de não pressionar demais ou escovar por muito tempo ou você corre o risco de remover a mancha de madeira junto com a marca d’água.

  1. Cuide do móvel regularmente

Após acabar com as manchas indesejadas, manter uma manutenção regular é o ideal para diminuir os problemas. A tarefa mais frequente que você precisa executar é escovar com um pano macio e seco. Para limitar o desgaste desnecessário, realize a tarefa uma vez ao mês. Utilizar óleos para madeira, também é algo necessário, pois além de evitar que ela resseque ainda dá brilho, o que torna o móvel ainda mais bonito.

  1. Sem sucesso? Considere esses pontos

Existem inúmeros fatores adicionais que afetarão a eficiência da remoção da marca d’água. Por exemplo, se a peça de mobiliário que você planeja tratar é feita de pinheiros macios, ou madeiras duras como carvalho. Isso também depende e, muitas vezes, determina quão fino ou grosso o acabamento é e quais substâncias foram empregadas para criá-los. Exemplos incluem goma laca, poliuretano e lacas. Nesses casos, você precisará levar seus móveis para um especialista que possa usar outros métodos para remover qualquer marca d’água.