Manual do WhatsApp fez muito sucesso

Por Karolina Vieira

Há alguns meses, fiz um post no meu perfil do Instagram sobre esse Manual do WhatsApp e ele fez muito sucesso. Foi assim que percebi que algo que me incomodava tanto também incomodava a outras pessoas que estavam sobrecarregadas tentando aprender a trabalhar em home office.

Se eu, que já trabalho em casa e para mim mesma há cinco anos, estava tendo dificuldade em lidar com isso na pandemia, imagine as pessoas que precisaram ir trabalhar de casa com chefes, colegas e parentes que não têm limites!

Muitas pessoas sobrecarregadas e preocupadas lidando com a exaustão desse aplicativo que é um aliado e que pode nos ajudar muito, mas que também pode virar uma máquina de tortura e ansiedade nas mãos de quem não sabe lidar com ele.

Por isso, antes que a gente enlouqueça ou enlouqueça os outros: precisamos aprender a usar o WhatsApp para enviar e responder mensagens e, também, temos que educar as pessoas a fazê-lo. Isso vai ajudar a descomplicar nossa vida e não destruir nossa saúde mental.

Criei esse manual para orientar as pessoas a terem uma comunicação mais efetiva e é justamente esse o foco do meu conteúdo no Instagram (@lidecomkarolina): incentivar a rotina subversiva para que a gente esqueça as regras e possa ser produtivo tendo paz e evitando um colapso nervoso.

Antes de mais nada, precisamos deixar algumas regras claras: ninguém recebe para estar conectado ao trabalho o tempo todo; não é porque estamos on-line que estamos disponíveis para responder; todo mundo tem sua vida para cuidar e não tem obrigação de responder na mesma hora.

Ser educado é tão fundamental que eu nem precisaria mencionar isso. Se você não conhece a pessoa com quem você está falando, é fundamental se apresentar e explicar o que precisa; se for muito importante (raramente é), ligue; e, claro, se o prazo está curto é porque você não se organizou para pedir antes, então… Paciência! Se organize melhor da próxima vez.

Quem você é no WhatsApp X Quem você deveria ser. Não seja a pessoa chata que interrompe os outros várias vezes enviando um monte de mensagens. Seja específico, objetivo e claro sobre o que precisa, para quando precisa e quais são os próximos passos.

Na prática, funciona assim: dê todas as informações que a pessoa precisa para fazer o que você está pedindo, assim, você otimiza o seu tempo e o dela; quando ela puder lhe responder, terá em mãos as informações que precisa e não vai ficar te perguntando e te interrompendo; você vai conseguir focar em todas as outras coisas importantes que precisa fazer e, quando o retorno vier, será completo.

Para ficar mais claro, temos dois exemplos práticos: a comunicação é uma das habilidades mais importantes que podemos ter e, quando é amadora, são grandes as chances de não sermos bem entendidos, ou até mesmo de perder muito tempo tentando fazer isso. Aprender a se comunicar de maneira efetiva facilita a sua vida e a dos outros e ajuda até a se conectar mais com as pessoas.

Karolina Vieira é jornalista e criadora do Método LIDE para planejamento de vida.