O verão segue a todo calor, e os cuidados com o seu smartphone durante as altas temperaturas precisam ser redobrados
Por Tatiany Martins Fotos Shutterstock.com
Em meio ao sol, à praia, à piscina e à diversão, a maioria acaba se descuidando mais do que deveria do aparelho. Além disso, os fatores queda, furto e roubo continuam sempre em destaque. Inclusive, diga-se de passagem, dados recentes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mostram que só em 2022 houve crescimento de 7% nos pedidos de bloqueios de celulares por roubo ou furto na comparação com 2021, o que representa 2.620 solicitações por dia.
São Paulo lidera o ranking com mais de 450 mil solicitações do tipo; em seguida vêm Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. Seja por conta de um descuido, seja por atuação de criminosos, uma coisa é certa: ninguém quer terminar o dia explicando como danificou o aparelho, perdeu ou foi furtado/roubado. Por isso, esteja você na rua, na praia, na piscina e no carnaval é importante levar em conta alguns cuidados. Eis aqui cinco dicas para curtir os dias mais quentes e badalados do ano sem grandes contratempos relacionados ao queridinho eletrônico.
Cuidado com o sol…
O calor excessivo pode causar o superaquecimento do smartphone. Isso pode levar a danos à bateria e a demais componentes internos. Para evitar dor de cabeça, não deixe o dispositivo exposto ao sol por muito tempo, ou dentro do carro, por exemplo. É ainda aconselhável verificar vez ou outra se o aparelho está mais quente do que o normal. Caso perceba superaquecimento, a recomendação é cessar o uso por alguns minutos e deixar o celular protegido do calor. Alguns modelos chegam até mesmo a notificar o usuário. Atente-se!
… e com as chuvas de Verão
Devido às altas temperaturas, chuvas, tempestades e raios também são comuns nessa época do ano. Então, evite deixar o aparelho carregando durante esses fenômenos climáticos. Dessa forma, seu celular estará a salvo em casos de descargas elétricas.
A areia da praia: vilã em cena
Os amantes do mar ainda devem se atentar à dupla: areia e celular, que não dão match. Afinal, as partículas finas podem provocar arranhões ou até mesmo danificar as entradas do aparelho. Para contornar o problema, evite o contato direto do celular com a areia da praia, ou use capas protetoras.
Carnaval à vista? Atenção extra
Um dos feriados mais aguardados do ano está chegando e, pasme ou não, o seu celular rende muito assunto antes, durante e após os dias do nosso tão esperado Carnaval. Isso porque, rendendo-se ao samba-enredo, aos bloquinhos e à diversão, os foliões acabam deixando o aparelho em segundo plano. Além disso, multidões reunidas favorecem a queda, o furto e o roubo dos eletrônicos. Só para ter uma ideia, em 2020, antes da pandemia, a Polícia Militar de São Paulo divulgou que os roubos e furtos de celulares foram os crimes mais cometidos contra os foliões durante o Carnaval na capital. De acordo com a corporação, os casos de telefones levados por criminosos representaram cerca de 60% de todas as ocorrências registradas nos oito dias de folia. Então, aqui ainda vão as dicas básicas para curtir os dias de folia: evite colocar o smartphone em locais de fácil acesso, como em bolsos sem zíperes; mantenha bolsas e mochilas no campo de visão para dificultar qualquer ação mal-intencionada; e ative as configurações de rastreamento e recuperação para ter a possibilidade de reencontrar o dispositivo caso algo aconteça.
Seguro é vida
Sempre é melhor prevenir do que remediar, certo? Então, caso o seu celular sofra algum contratempo mesmo se atentando às medidas de segurança, contar com um plano de seguro do aparelho vai ao menos recuperar o prejuízo financeiro. O mercado hoje já oferta coberturas que permitem ao segurado personalizar o serviço de acordo com o seu perfil e bolso, sem gastos extras.