Espaço deve ser atraente e motivador para profissional não se dispersar durante o trabalho

Texto: Oswaldo Castro e Daniel Mansur
Imagens: Divulgação

Quem trabalha em home office sabe que o foco é importante para não se dispersar e fazer outra atividade em casa e, para isso não acontecer, nada melhor que ter um cantinho atraente e motivador.

É nessa hora que a arquitetura e decoração entram em cena. Segundo a profissional Estela Netto, é preciso ter um ambiente estimulante para não cair em tentações. “Ergonomia e possibilidade de privacidade são essenciais. Trabalhar com privacidade e sem interrupções é muito importante para a produtividade. Da mesma forma, deixar o espaço da família preservado do tumulto de ligações, materiais de trabalho e clientes é importante”, indica.

Tão importante quanto a setorização do espaço familiar do trabalho é a escolha dos objetos que vão integrar o home office. A designer de interiores Fabiana Visacro faz algumas indicações. “Cadeiras, mesas e afins precisam ser extremamente confortáveis. A iluminação deve ser bastante adequada ao tipo de trabalho desenvolvido no local. Os materiais utilizados devem estar sempre à mão e de fácil acesso. A temperatura deve ser agradável e a bancada deve ter uma altura precisa em relação ao braço da cadeira. Tapetes e persianas não podem faltar. O isolamento térmico e acústico pode ser, em alguns casos, importante também”.

Mas cada home office é um caso.  Para ter um espaço sob medida e que atenda as necessidades e desejo do cliente, com base em seu próprio trabalho, uma entrevista preliminar com o profissional é fundamental. “Nesse contato inicial o responsável pelo projeto consegue informações precisas sobre a necessidade do cliente e isso norteará todo o trabalho do arquiteto/decorador”, destaca Fabiana.

Estela completa: “Esse tipo de briefing é o que fará com que o espaço seja algo personalizado e feito sob medida para as necessidades profissionais da pessoa e isso não existe, por exemplo, em um escritório convencional”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here