O real e o virtual se integram no metaverso, criando um ambiente envolvente

O real e o virtual se integram no metaverso, criando um ambiente envolvente

Por Roberto Blatt Fotos Shutterstock.com (por thinkhubstudio LookerStudio e PopTika)

Realidade Virtual (VR) é algo que tem potencial de existir, que é suscetível de se realizar, ou, no mundo da Tecnologia da Informação, o que é feito ou simulado por meios eletrônicos. De acordo com o Dicionário Oxford, realidade virtual é uma simulação gerada em computador de uma imagem ou ambiente tridimensional com a qual se pode interagir de um modo físico ou real utilizando um equipamento eletrônico especial, como um capacete contendo uma tela ou luvas dotadas de sensores.

Um exemplo de realidade virtual aparece no já clássico filme Total Recall, de 1990, baseado no conto We Can Remember It for You Wholesale do visionário Phillipp K. Dick – e que passou no Brasil com o título O Vingador do Futuro –, onde o personagem Douglas Quaid (vivido por Arnold Schwarzenegger) visita as instalações da Rekall, uma empresa de serviços de entretenimento que vende implantes de falsas memórias, no caso de Quaid, as memórias de sua tão desejada visita a Marte. É uma viagem que não é, mas que parece ser (o filme ainda vai além, mas seria dar spoiler de um filme que merece ser visto e revisto).

Óculos como Oculus Rift se propõem a permitir realizar estas viagens e servem para gamers imergirem nos jogos de realidade virtual, dando uma sensação realista do ambiente.

REALIDADE AUMENTADA (AR)

Trata-se da superposição de uma imagem gerada em computador sobre a realidade que circunda o usuário. Pode-se dizer que é a realidade do usuário sendo melhorada – ou hipertrofiada – com o uso de tecnologia computacional.

A realidade aumentada não é a realidade virtual, porque o usuário não está imerso em um ambiente criado por computação. O ambiente ainda é o seu, é real, mas a ele são acrescentadas informações, que podem ser numéricas ou textuais, como, por exemplo, sobre o trânsito ou as lojas do entorno; ou, ainda, visuais (como no jogo Pokémon GO), auditivas, olfatórias, táteis, de temperatura e outras….

Confira a matéria completa e descubra mais detalhes sobre a tecnologia metaverso. Para isso, basta acessar a edição 192 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia gratuitamente.