TV Q7FN DA SAMSUNG: MAIS DO QUE UMA TV

0
Foto: (Divulgação)

Com muitos recursos e funcionalidades inovadoras, Q7FN, da Samsung, vai revolucionar suas noções de entretenimento e interatividade

O que você espera de uma TV? Alto desempenho de imagem? Acesso à internet para curtir à vontade os conteúdos das plataformas digitais? Recursos diferenciados que tornem seus momentos de diversão mais proveitosos? Ou um design sofisticado e que combine com as mais diversas propostas em decoração? Se você é exigente e busca um aparelho que possa lhe proporcionar todas essas coisas, temos uma boa notícia para lhe dar: o modelo que testamos nesta edição reúne todos esses atributos e ainda pode funcionar como uma verdadeira “central de automação” da casa.

A Q7FN pertence à famosa família de QLED TVs da Samsung e faz jus ao seu pedigree. Esmiuçamos todas as suas funcionalidades e constatamos que seu desempenho é bom em qualquer instância. Trata-se de um televisor que agradará tanto ao espectador interessado apenas em assistir a filmes e séries com a maior qualidade possível de imagem e som quanto a aficionados por tecnologia. E por ser equipada com ferramentas que estão na vanguarda do setor, a TV é um investimento certo: não será preciso trocar de aparelho nos próximos anos, já que ela atende às mais últimas demandas relacionadas a esse nicho de produtos. 

MODO AMBIENTE

Antes de abordarmos seus aspectos técnicos, falemos sobre o visual do produto: neste quesito o modelo dá um baile em seus concorrentes por contar com um diferencial interessantíssimo: o “Modo Ambiente”, que assegura a total integração do aparelho ao local da casa onde é instalado. O fabricante chama esta funcionalidade de “o fim da tela preta”, o que é uma boa definição. Na prática, isto significa que, quando não está em uso, a TV se transforma em um elemento da decoração. Ela pode “desaparecer” no ambiente (replicando na tela a mesma textura da parede onde está fixada) ou exibir fotos, informações e conteúdos decorativos.

Testamos alguns modelos oferecidos pelo equipamento (as opções “Quadro”, “Areia”, “Água” e “Montanha”) e os resultados foram incríveis. O mais bacana é que, quando você quiser trocar o tema, isto poderá ser feito por meio de comandos simples. Já para personalizar a tela, é preciso usar o aplicativo SmartThings, da Samsung, que é instalado em smartphones.  

Mesmo que não queira recorrer à função “Modo Ambiente”, você terá um aparelho bonito em sua sala de TV ou escritório, já que o design do produto é elegante e discreto. A instalação também é descomplicada e o equipamento pode tanto ser instalado na parede, como se fosse um quadro, como ser posicionado em um rack ou bancada. Outro elemento que contribui para um ambiente “clean” é o controle-remoto único, que evita aquela confusão de controles espalhados pela sala: o dispositivo reconhece automaticamente videogames, leitores de Blu-ray ou soundbars conectados à TV e oferece comandos personalizados para cada aparelho.

IMAGENS VIBRANTES

Com 55”, o modelo entrega imagens vibrantes, precisas e com um excelente nível de contraste. Para checar o desempenho da TV em todas as situações, assistimos a conteúdos com as mais diversas definições, ao mesmo tempo em que experimentávamos seus modos de imagem pré-programados (aliás, muito bons). Muitos consumidores não exploram essas ferramentas – às vezes, nem sabem que elas existem! –, o que é um equívoco: dependendo das características do programa a que você está assistindo, uma configuração de imagem com mais contraste ou menos brilho (ou com maior ênfase nas cores) pode fazer uma grande diferença.    

Conteúdos em 4K ficam deslumbrantes neste televisor, mesmo quando você os assiste com a cara “grudada” na tela. Não se vê uma imperfeição na imagem e a nitidez e o contraste são tão vívidos que as cenas ganham um aspecto quase tridimensional. A performance do equipamento também foi boa durante a reprodução de imagens em HD. Nesta situação, o modo “Padrão” entrega um resultado satisfatório, mas você também pode optar por “Dinâmico” e “Cinema” se quiser melhorar ainda mais a visualização das cenas. Na reprodução de filmes, o modo “Cinema” se destacou em relação aos demais.

É claro que isto depende do gosto do usuário e das próprias condições de luminosidade da sala. Para espectadores mais exigentes, a dica é acessar as “Configurações Personalizadas de Imagem” (que podem ser encontradas no menu que aparece na parte de baixo da tela quando acionamos a tecla identificada por uma casinha no controle remoto remoto) e equalizar cada aspecto da mesma segundo os seus critérios. Utilizei o recurso “Otimizador de Contraste” para dar um ganho maior às imagens em HD e isto as tornou mais “encorpadas”.

Se a TV não estiver conectada a um home theater, também vale a pena explorar os modos pré-configurados de áudio oferecidos pela TV: acionei o modo “Amplificar” quando assistia a um show do Queen e quase caí para trás: a sala se transformou em uma “arena”! O áudio “cresceu e apareceu” sem mostrar nenhuma distorção perceptível. Os sons dos instrumentos musicais também ficaram mais destacados.

VOCÊ FALA, ELA ESCUTA!

O comando por voz é outro quesito em que a TV não decepciona. O recurso funciona sem “trancos”: basta apertar o botão referente à função e dizer em Português o que você busca para o sistema imediatamente listar os conteúdos encontrados. Solicitei “vídeos de rock” e a TV me apresentou uma série de opções, desde clipes dos anos 1950 até shows em alta definição da banda Kiss. O leque de atrações que você pode curtir no televisor também é amplo: ao clicar no botão com o ícone da casinha do controle remoto, surge uma tarja no canto inferior da tela com uma infinidade de serviços, como Netflix, YouTube, Spotify e Google Play. É só fazer sua escolha e aproveitar!

Para concluir, vale lembrar que as novas TVs QLED do fabricante, além dos modelos Premium UHD 4K NU8000 e UHD 4K NU7400, permitem a integração com a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) por meio do SmartThings. Assim, é possível conectar e controlar aparelhos inteligentes como o ar condicionado Wind-Free ou a secadora QDrive de onde você estiver. Tudo por meio da TV, que se transforma em uma central de automação da casa.

Como se vê, os novos televisores do fabricante acenam com muitas vantagens para o consumidor. Esses equipamentos entregam uma ótima relação custo-benefício e podem revolucionar suas noções de entretenimento e interatividade. É o caso de começar a imaginá-los em seu home theater, quarto ou sala de TV.

Para mais informações, acesse ao site da Samsung, clicando aqui.

Veja Também