TUDO DE BOM!

Com um toque rústico, apartamento em São Paulo (SP) se destaca pelo charme e a originalidade

Por: Eduardo Torelli

A primeira impressão que temos ao olhar para o interior deste belo apartamento em São Paulo (SP) é a de amplitude – repare como os diferentes ambientes, perfeitamente integrados pela decoração, parecem confortáveis e espaçosos, além de agradáveis ao olhar. Igualmente perceptível é o contraste entre o rústico e o contemporâneo que permeia os cômodos, uma aposta sempre eficaz em se tratando de design de interiores. São esses atributos que conferem à propriedade uma personalidade indiscutível.

        Funcionalidade e elegância são outras características do projeto, que ainda levou em conta os hábitos e preferências dos proprietários na busca pelas melhores soluções para cada espaço. O mérito é da arquiteta Carina Korman, autora do décor, que obteve esse resultado incrível recorrendo a muita criatividade e a um planejamento impecável.

INTEGRAÇÃO PERFEITA

Segundo Carina, um dos desejos do cliente era uma sala de TV integrada à sala de estar. “Porém, ele também queria que a TV ficasse fora do ambiente de estar”, conta a arquiteta. “Assim, foram criados três ambientes diferentes: estar, um local para bar e uma sala de TV”. Para que a proposta fosse atendida, também foram necessárias algumas mudanças estruturais no imóvel.  

        “O apartamento foi todo reformulado”, prossegue Carina. “Várias paredes foram demolidas para que os ambientes fossem integrados”. Outras solicitações dos proprietários eram que o espaço para a TV fosse muito confortável e que o projeto tivesse acabamentos rústicos. Com essas diretrizes em mente, a especialista começou a pensar em soluções e materiais que correspondessem às expectativas dos clientes. O toque rústico da decoração, por exemplo, foi obtido com o uso de tijolinhos em algumas das paredes e um lindo piso de madeira de demolição.

        Embora o projeto prescinda de um projetor e uma tela, a ausência desses equipamentos é compensada por uma TV de dimensões generosas, elegantemente disposta em uma das paredes com tijolinhos. Ao redor do aparelho, uma robusta estante de madeira (desenhada pela arquiteta e executada pela MM Móveis) permite o acondicionamento de CDs e DVDs do proprietário e dá sustentação aos demais equipamentos de áudio e vídeo. Tanto quanto os tijolinhos, a madeira contribui para a atmosfera aconchegante da sala, sublinhada pelo confortável sofá à frente da TV.  

TEXTURAS E CORES

Além da mescla de materiais rústicos e móveis modernos, o projeto lançou mão de boas escolhas em termos de cores para criar a ambientação almejada pelos clientes. Aqui, os tons e texturas predominantes são o preto, o cinza, o tijolo e a madeira, referências que podem ser notadas em todos os espaços do apartamento.  

Merece destaque, também, o bom gosto da arquiteta no que se refere à escolha dos móveis (adquiridos na loja Dpot), o que inclui as espaçosas poltronas e a mesinha de centro com pés de madeira. “Todo o apartamento tem esse mesmo estilo, moderno e com referências de materiais rústicos”, complementa Carina.

        A exemplo de muitos projetos atuais, a iluminação foi definida de forma bastante criteriosa, o que agregou um charme extra ao apartamento. “Recorremos a luminárias de embutir e a algumas sancas no forro de gesso, o que permite diferentes formas de iluminação”, conclui a arquiteta. “As luminárias de embutir são da Yamamura e o lustre é da Puntolluce”.

        Dizem que os detalhes podem fazer a diferença, e essa máxima se aplica perfeitamente a este apartamento. Combinadas, diversas soluções inteligentes resultaram em um lar a um só tempo moderno, acolhedor e atraente – algo que poucos projetos de decoração realmente conseguem entregar.

Projeto de Decoração

Carina Korman

Korman Arquitetos

www.kormanarquitetos.com.br

Fone: (11) 3060-8313

Esta e outras matéria você encontra na edição 169 da revista Áudio & Vídeo

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.