Especialista dá dicas para manter os ambientes mais frescos na estação mais quente do ano
Para alguns, decoração é um tópico que se resume à estética das salas e quartos de nossas casas, com poucas implicações no lado prático do dia a dia. Mas essa noção vem caindo por terra nos últimos anos. Por meio das cores, texturas e utensílios domésticos, um décor bem elaborado contribui para o nosso bem-estar e traz mais conforto e leveza ao cotidiano. Especialmente no verão, quando as altas temporadas nos tornam mais sujeitos ao estresse, às câimbras e até à exaustão.
A boa notícia é que dá para combater esses efeitos nocivos da estação mais quente do ano por meio de estratégias simples – pequenos truques que contribuem para manter o clima nos ambientes internos mais agradável tanto para as pessoas como para seus bichinhos de estimação. É o que garante o assessor da área de Física do Sistema Positivo de Ensino, Danilo Capelari.
Lâmpadas
“Acessórios como tapetes, por exemplo, ajudam a reter o calor e tornam esses ambientes mais quentes”, afirma Danilo. O especialista acrescenta que eles não são os únicos a apresentar essa característica. “Em momentos de picos de sol, a luz que entra pelas janelas aquece os ambientes”, acrescenta ele. “É importante evitar isso usando cortinas, mas com atenção às cores e tecidos. Cores escuras absorvem o calor, então, é interessante optar por persianas ou cortinas de tecido leve e cores claras.”
Quando o objetivo é buscar uma temperatura interna mais amena para nossas casas, as lâmpadas são outro item a ser lembrado. Afinal, alguns modelos, como as dicroicas (muito usadas no caso de iluminação embutida, como nos tetos de gesso) emitem calor e contribuem para tornar o ar mais quente. Segundo Danilo, se a potência da lâmpada for muito alta, esta tende a aquecer bastante. Outra recomendação é desligar os aparelhos eletrônicos da tomada – afinal, mesmo quando só estão conectados à tomada, esses equipamentos são fontes de calor.
Ventilador: modo de usar
Na falta do bom e velho aparelho de ar condicionado, o especialista recomenda pendurar lençóis claros e úmidos à frente das janelas abertas, o que tornará o ar vindo do exterior mais fresco. A velha prática de espalhar recipientes com água funciona bem porque, quando evapora, a água torna o ar um pouco mais úmido. Por fim, bolsas de água colocadas no congelador podem ser usadas sobre os lençóis um pouco antes de dormir.
Os ventiladores também são uma proverbial “mão na roda” em dias quentes. “É fundamental lembrar que ventiladores não esfriam o ambiente, apenas fazem o ar circular”, enfatiza Danilo. “Se você tiver um ventilador de teto, ligue-o na função exaustor, o que faz com que o ar quente circule só na parte de cima do ambiente. Em seguida, use um ventilador portátil na parte de baixo do cômodo para ajudar o ar mais fresco a circular.”
Uma outra forma de usar esses aparelhos é colocá-los virados de frente para janelas, porque isso empurra o ar quente para fora e traz o ar mais fresco para dentro. Ou ligá-lo da forma convencional, virado para as pessoas, mas com um recipiente com gelo ou água gelada na frente dele.
Por fim, adicione um toque de verde aos ambientes para lhes trazer uma bem-vinda nota de frescor. Danilo explica que o cultivo de plantas é uma boa forma de arejar a casa. Mas, nesse caso, é bom contar com a opinião de um especialista para lhe indicar quais são as melhores espécies para cada ambiente.