TESTAMOS O AMPLIFICADOR MULTIROOM SAVAGE IHM1240PW!

Equipamento é a solução ideal para sonorizações de até seis ambientes

Texto: Yuri Matos
Imagens: Divulgação

Para o teste deste mês, recebemos um tipo de produto ainda não testado por nós. Trata-se de um amplificador multizonas da GR Savage capaz de sonorizar até seis ambientes de áudio independentes, ao mesmo tempo.

A Savage está há 34 anos no mercado desenvolvendo soluções para o mercado de áudio e vídeo residencial. O mais interessante é que a empresa – que, antes, desenvolvia apenas condicionadores de energia – deu um passo à frente e, hoje, oferece ao mercado inúmeros outros produtos para atender às necessidades do crescente mercado de sonorização de múltiplos ambientes com amplificadores e controladores para multiroom.

Com a crescente demanda por instalações de áudio mais complexas e personalizadas, as residências atuais têm projetos cada vez mais ousados. De alguns anos para cá, ter apenas um home theater na sala principal já não é “tão” inovador. O importante é conseguir integrar este sistema ao restante dos sistemas de áudio da casa utilizando soluções inteligentes. E, nesse quesito, o amplificador multiroom IHM1240pw mostra-se uma ferramenta indispensável em projetos atuais.

Features e conectividade
Ao desembalar o amplificador da Savage, a primeira impressão que fica é a de robustez. O acabamento caprichado e o painel frontal totalmente clean completam o pacote. O produto vem acompanhado de um manual de instruções, que também pode ser acessado online.

Este amplificador multiroom também pode ser convertido para um amplificador multicanais. Acredito que esta possibilidade amplie de forma considerável a aplicação do produto. São, ao todo, seis canais estéreo distintos, que, dependendo da configuração, podem se transformar em 12 canais mono. Para comandar as funções e monitorar as operações, você utiliza o display touchscreen no painel frontal. Só lembrando que este amplificador não possui nenhum botão aparente. Tudo é touch e acessado pelo display de LCD, inclusive, o botão de Power On/Off.

Antes de explorarmos as possibilidades de aplicabilidade do produto, falemos de suas especificações técnicas. Ele possui 12 canais de 40W com impedância variando entre 4 a 8 ohms, em modo bridge. No painel traseiro você encontra as seguintes conexões: seis entradas do tipo BUS (para endereçamento), sendo uma Master, seis saídas amplificadas para zonas distintas de áudio cada uma contanto com entrada de linha exclusiva e saída pre out (configurável em Fixa ou Variável).

O IHM1240pw pode ser controlado tanto pelo Display, pelo aplicativo próprio (Android/IOS) ou por automação pelas portas RS-232 e Ethernet. Trabalha com amplificação digital Classe D – assim, seu desempenho tem ótima performance com baixo consumo de energia). O menu é bem desenhado e, de certa forma, pode ser operado pelo usuário, desde que este tenha algum conhecimento de sonorização.

A interface do controlador é bem amigável. Não foi difícil estudar o menu e iniciar os primeiros testes. O manual de instruções, nestas horas, também acaba sendo um grande aliado. Uma característica a ser ressaltada é que o IHM1240pw tem duas opções de configuração: usuário e instalador. A última oferece mais ajuste e personalização, além de poder ser travada com senha.

Das múltiplas aplicações do amplificador multizonas da Savage, a opção mais conhecida é: sonorizar seis ambientes simultâneos, sendo possível escolher tocar a mesma música em todos ou músicas distintas em cada um deles. Além disso, você pode personalizar os ambientes individualmente, equalizando-os, aumentando o ganho dos pré-amplificadores em cada canal, escolhendo sonorizá-los de forma estéreo ou mono ou, então, transformando o IHM1240pw em um amplificador multicanais.

O menu do IHM1240pw é dividido em duas telas principais, nas quais é possível acessar as principais funções: configuração de idioma, edição dos nomes das fontes, configuração das zonas de áudio e ajustes de equalização e ganho, entre outros. Cada função tem sub-menus que são apresentados de forma bem simples. Em suma, todos os comandos são fáceis de serem operados. Durante vários dias de teste, o IHM1240pw operou sem esquentar muito e sem apresentar possíveis falhas ou travamentos.

Performance
Para os testes, utilizei, como ponto de partida, meu sistema de home theater e um amplificador estéreo de 150W por canal. A saída pré-amplificada de zona 2 do meu receiver foi utilizada, primeiramente, ligada à entrada Master do IHM1240pw. Em seguida, novas configurações foram adotadas, deixando o Savage trabalhar apenas como pré-amplificador multizonas. Já que utilizo apenas duas zonas de áudio distintas em minha residência, optei por utilizar alguns modelos de caixas que havia recebido para teste. Ao todo, foram montados quatro sistemas distintos de áudio (dois trabalharam em estéreo e dois em modo mono).

Como já ressaltei, a interface do amplificador da Savage é bem desenhada, mas nada melhor que a prática para nos dizer o quão funcional é o produto na hora da utilização. Fiz pequenos ajustes em cada ambiente configurado para entender como os comandos de personalização respondiam. Não precisei de muito tempo para deixar as coisas do jeito que eu imaginava.

Para ser sincero, esta coluna é apenas um “Raio-X” do produto, portanto, não tenho como estender o texto ao extremo para explicar, passo a passo, como “tudo” é configurado, utilizando diferentes formas de personalização. O que vale ressaltar é: o produto faz jus ao que se propõe. Testando várias formas de configuração, ora como amplificador multicanais, ora como solução multiroom (trabalhando com seis ambientes totalmente distintos, ou mesmo replicados), tive uma excelente impressão do equipamento.

Não posso deixar de afirmar que a qualidade de som do IHM1240pw é muito boa, mantendo uma resposta equilibrada em diversos estilos musicais. Outra questão relevante é a potência. A quantidade fornecida por canal é suficiente para tocar bem vários modelos de caixas de porte pequeno para médio, sem forçar a reprodução. Mas, caso o usuário seja aficionado por pressão sonora, pode utilizar amplificadores bem mais fortes conectado às saídas pré-out do IHM1240pw. Senti falta, apenas, de uma ou duas entradas de áudio digital óptica para fechar o pacote com chave de ouro.

Conclusão
Robusto, personalizável, com boa qualidade de som e com as mais importantes características para um produto deste segmento, o amplificador multiroom IHM1240pw é uma ferramenta completa para os instaladores e projetistas no ramo de áudio.

Ideal para sonorizações de até seis ambientes, este amplificador é uma excelente opção, não só para residenciais, mas para aplicações corporativas. Parabéns à Savage pelo importante passo e qualidade de projeto deste produto.

Veja Também