Com uma boa iluminação, fazer a barba e a maquiagem fica muito mais fácil
Texto: Guilherme Bomfim
Foto: Divulgação
A iluminação é parte essencial de um projeto arquitetônico. Os cômodos, quando mal iluminados, causam uma má impressão e no caso do banheiro, atrapalham as mulheres na hora de fazer a maquiagem e os homens na hora de fazer a barba. Ou seja, uma boa luminosidade no banheiro é essencial.
Utilizar melhor a luz natural é uma ótima saída, quando o tamanho e localização da janela podem ser escolhidos. Mas se esse não for o caso, o melhor é utilizar um box transparente, que permite a claridade passar com mais facilidade. Já na parte da noite, onde é necessário o uso de lâmpadas, deve-se ficar atento a luminosidade das lâmpadas utilizadas e a disposição das mesmas.
Além de utilizar cores claras na hora de pintar o cômodo, a arquiteta Pilar Hernandez afirma que “À noite a iluminação depende de um bom projeto luminotécnico. Um truque que utilizamos muito em banheiros para não distorcer as cores na hora da maquiagem é misturar a tonalidade das lâmpadas: luz quente para spots pontuais com plafons centrais de luz fria tubular”.