Tecnologia a serviço de um mundo melhor

Especialista acredita que a Conectividade Ubíqua trará benefícios às cidades e à própria natureza

Maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em prol da humanidade, o IEEE (Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) defende a ideia de que o uso eficaz de novas tecnologias pode ajudar a reduzir os danos ao meio ambiente, além de facilitar a administração dos grandes centros urbanos.

“Com tecnologias mais eficientes, menos energia é consumida e fontes de energia mais limpas são obtidas”, destaca Filipe Tôrres, membro do IEEE. “Isso reduz de forma significativa os danos ao meio ambiente, além de diminuir custos”.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

A conectividade ubíqua permite que um grande número de equipamentos conectados à internet forme uma rede capaz de coletar, analisar e transmitir dados, além de tomar decisões baseadas a partir disso. A combinação de ferramentas como: inteligência artificial, Big Data, IoT, computação em nuvem, Blockchain, 5G e sensores, entre outras, proporciona um novo nível de eficiência e otimização de processos, permitindo a implementação de cidades inteligentes, que dependem da massificação dessas tecnologias. “A internet 5G e a conectividade ubíqua oferecem mais velocidade, estabilidade e segurança na comunicação”, ressalta Tôrres.

Ele também acredita que os benefícios da conectividade ubíqua e dos dispositivos IoT superam seus impactos. “Avanços em comunicações e conectividade permitem equipamentos mais eficientes, com maior vida útil”, diz o especialista. “A computação ubíqua garante uma parte importante de toda essa comunicação efetiva que faz parte da segurança de redes e sistemas. Uma tecnologia sempre ajuda a outra a se desenvolver”.

Além da redução dos impactos ambientais e das amplas possibilidades que oferece, a conectividade ubíqua e o desenvolvimento tecnológico também podem contribuir no âmbito pessoal. “As pessoas tendem a usar tecnologias mais avançadas e mais eficientes do que as antigas”, conclui Tôrres. “Produtos que consomem menos energia e com vida útil maior causam menos danos ao meio ambiente”.

Veja essa e outras matérias interessantes da edição 203 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!